Bíblia Sagrada: Sua inerrância, infalibilidade e suficiência

Bíblia Sagrada: Sua inerrância, infalibilidade e suficiência
12/12/2021

A Bíblia é mesmo a Palavra de Deus?
A Bíblia é verdadeiramente a Palavra de Deus! É um livro de Deus. Ela é o único guia para uma vida feliz e útil. É a luz que conduz os homens para a vida eterna.
A Bíblia é composta de 66 livros, considerados como inspirados: 39 estão no Velho Testamento e 27 no Novo Testamento.
Foi escrita por cerca de 40 homens, num período de mais de 1600 anos.
Ao estudarmos as santas Escrituras, descobrimos no mínimo seis coisas que se destacam:

UNIDADE
Apesar de seus autores terem vividos em épocas diferentes, a mensagem central da Bíblia é uma só: "Deus deu o seu Filho para morrer por nós, a fim de nos salvar!" só há uma explicação para isto: os 40 autores foram homens inspirados por Deus. Este fato prova a UNIDADE da Bíblia.

Hoje é possível encontrar a Bíblia completa ou em porções traduzida em mais de 2.000 línguas. Nada de sua beleza e força se perdeu nessas traduções.

UNIVERSALIDADE
A Bíblia adapta-se perfeitamente a todas as línguas, lugares, culturas e povos. A UNIVERSALIDADE da Bíblia prova que ela é a Palavra de Deus.

PRESERVAÇÃO
Através dos séculos a Bíblia tem sido preservada. Os homens tentaram destruí-la e proibir sua leitura, todavia nem o fogo, nem a água, nem a crítica, nem o tempo, tiveram jamais o poder de exterminá-la. Ela tem resistido firmemente a todos os ataques. A PRESERVAÇÃO da Bíblia por cerca de 4.000 anos é prova de que ela é a Palavra de Deus.

POPULARIDADE
A Bíblia é o livro mais vendido no mundo. Nunca nenhum outro livro, em todos os tempos, tem tido mais edições do que ela. As multidões jamais se cansam de lê-la e ouvir sua mensagem. Essa popularidade através dos séculos prova que a Bíblia é a Palavra de Deus.

PROFECIAS
As profecias da Bíblia têm se cumprido fielmente. Bastam lembrar as profecias sobre o nascimento, missão e morte de Jesus, que se cumpriram literalmente. Deus é o único que conhece o futuro. O cumprimento das profecias bíblicas é a prova de que a Bíblia é a Palavra de Deus.

DEUS USA A SUA PALAVRA
Deus usa a sua Palavra, a Bíblia, para transformar vidas e mudar corações. Não há um só problema da vida humana que não tenha resposta na Bíblia. Aqueles que obedecem às suas orientações reconhecem que ela é o livro por excelência para todos os assuntos. Esse poder da Bíblia é prova de que ela é a Palavra de Deus.

Moisés, grande profeta e legislador do Antigo Testamento, deixa para o povo de Israel e também para nós um grande mandamento:
No livro de Deuteronômio, capitulo 6, versículos 1 a 9:  Moisés disse ao povo: — São esses os mandamentos e as leis que o Senhor, nosso Deus, mandou que eu ensinasse a vocês. Portanto, obedeçam a esses mandamentos na terra em que vão entrar e que vão possuir. Temam o Senhor, nosso Deus, vocês, os seus filhos e os seus netos, e cumpram sempre todos os mandamentos e leis que eu lhes estou dando e assim vocês viverão muitos anos. Povo de Israel, tenha o cuidado de cumprir a lei de Deus. Então, conforme disse o Senhor, o Deus dos nossos antepassados, tudo correrá bem para vocês, e vocês se tornarão numerosos naquela terra boa e rica onde vão viver. — Escute, povo de Israel! O Senhor, e somente o Senhor, é o nosso Deus. Portanto, amem o Senhor, nosso Deus, com todo o coração, com toda a alma e com todas as forças. Guardem sempre no coração as leis que eu lhes estou dando hoje e não deixem de ensiná-las aos seus filhos. Repitam essas leis em casa e fora de casa, quando se deitarem e quando se levantarem. Amarrem essas leis nos braços e na testa, para não as esquecerem; e as escrevam nos batentes das portas das suas casas e nos seus portões. (NTLH).

O SALMISTA OLHA PARA A PALAVRA DE DEUS E A CHAMA DE LÂMPADA PARA OS MEUS PÉS
O escritor bíblico escreveu essas palavras ao falar sobre a excelência da Lei de Deus. Essa frase faz parte de um dos versículos do maior salmo da Bíblia: o Salmo 119. Nele o salmista diz: “Lâmpada para os meus pés é a tua Palavra e, luz para o meu caminho” (Salmo 119.105). Quando alguém anda na escuridão a chance de tropeçar é muito grande. Quando se tem luz para poder enxergar onde se pisa, os passos se tornam muito mais firmes e a caminhada muito mais segura. Na vida espiritual o princípio é o mesmo. Somente a Palavra de Deus é lâmpada para os nossos pés; somente as Escrituras fornecem a iluminação necessária que nos possibilita caminhar sem tropeçar nas trevas.

Ainda se referindo a um dos salmistas da Bíblia Sagrada, no Samo priemeiro, versos de 1 a 3, encontramos que ‘São mais do que felizes e prósperos aqui na terra, todos quantos meditarem na palavra de Deus’: Como é feliz aquele que não segue o conselho dos ímpios, não imita a conduta dos pecadores, nem se assenta na roda dos zombadores! Ao contrário, sua satisfação está na lei do Senhor, e nessa lei medita dia e noite. É como árvore plantada à beira de águas correntes: Dá fruto no tempo certo e suas folhas não murcham. Tudo o que ele faz prospera!

JESUS CONDENOU A IGNORÂNCIA COM REFERÊNCIA AO CONHECIMENTO DA SUA PALAVRA
S. Mateus: 22.29 - Jesus, porém, respondendo, disse lhes: Errais não conhecendo as escrituras, nem o poder de Deus.
A ordem é: Conhecer as escrituras, porque só assim se conhecer o poder de Deus, porque o poder somente pode vir através do conhecimento da Santa Palavra de Deus.
Três classes de pessoas que erram: Os que não sabem e não procuram saber; os que sabem e não ensinam e os que ensinam e não praticam.

JESUS PRATICOU O ESTUDO DA PALAVRA DE DEUS
Lucas: 4.16 A 20 – “E, chegando a Nazaré, onde fora criado, entrou num dia de sábado, segundo o seu costume, na sinagoga e levantou-se para ler. E foi-lhe dado o livro do profeta Isaías; e, quando abriu o livro, achou o lugar em que estava escrito: O Espírito do Senhor é sobre mim, pois que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me a curar os quebrantados do coração, a apregoar liberdade aos cativos, a dar vista aos cegos, a pôr em liberdade os oprimidos, a anunciar o ano aceitável do Senhor. E, cerrando o livro e tornando a dá-lo ao ministro, assentou-se; e os olhos de todos na sinagoga estavam fitos nele.” Destacamos aqui “Achou o lugar em que estava escrito”, então entendemos que somente achou porque já sabia onde encontrá-lo.

Estes e muitos outros fatos provam que a Bíblia é a Palavra de Deus. Firma o teu coração, jovem, nesta verdade. Ama a Bíblia e obedece aos princípios nela contidos. Serás feliz e abençoada, hoje e sempre.

Amém!!!

Pelos laços do Calvário!

*Pr. Adair Afonso Tourinho - Pastor Auxiliar na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville/SC, IEADJO, Técnico em contabilidade, Jornalista, Escritor, Bacharel em Teologia e Mestre em Ciência da Religião. Palestrante em seminários de lideranças, obreiros, casais, educação cristã e Professor de diversas matérias teológicas.

Demétrio Daniel dos Santos Ferreira
Obreiro da IEADJO, Locutor na Rádio 107,5 FM. Jornalista - MTB SC 6144 JP

Comentar

7 + 1 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.