A Conversão e o Conhecimento melhor da Bíblia

A Conversão e o Conhecimento melhor da Bíblia
27/09/2021

 “Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que TUDO SE FEZ NOVO”, 2ª Coríntios 5.17.

Aceitar a Jesus como Salvador é mudança de vida, é transformação, é libertação, é conversão. Conversão é mudança de direção e é dar meia volta.

No versículo citado, podemos verificar que Paulo começa com uma importante observação: "...se alguém está em Cristo...". Estar em Cristo não significa ter feito uma oração na frente da Igreja dizendo que aceita Jesus como Salvador. Isto é o início. Estar em Cristo significar viver com Cristo. Estar bem próximo de Cristo. E isto se dá através da oração, do estudo da palavra. Enfim... sendo íntimo de Jesus.

Se você acaba de conhecer uma pessoa no seu local de trabalho ou na escola, por exemplo, você não é íntimo desta pessoa, concorda? Você apenas a conhece superficialmente... Porém, se você, a partir do dia que conheceu aquela pessoa, passar a conversar mais com ela, frequentar a sua casa, participar de vários momentos da vida da pessoa, você se tornará íntimo, certo?

Da mesma maneira deve ser o nosso relacionamento com Jesus. O primeiro passo é conhecê-lo, pedir para Ele entrar em nossas vidas, porém temos que dar continuidade ao processo de conhecimento e intimidade. E como poderemos conhecer melhor a Jesus? Orando, conhecendo melhor a Bíblia Sagrada. Disse Jesus: “Nem só de Pão viverá o homem, mas de toda a Palavra que sai da Boca de Deus”, Mateus 4.4. O alimento (carne, arroz, feijão, massas, legumes, frutas e verduras) é para o corpo, o estudo piedoso da Bíblia Sagrada é para a alma.

Vagando no escuro

Até o dia que a pessoa toma a decisão de se entregar de alma e corpo para servir ao Senhor Jesus Cristo como único e suficiente salvador de todo o coração, andava distante e na escuridão da vida. No escuro a pessoa vaga sem ter noção do quanto se encontra afastada de Deus em razão do pecado. Vejamos alguns textos: "Eles não conhecem, nem entendem; andam em trevas; todos os fundamentos da terra vacilam". Salmos 82.5, "O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz". Isaías 9.2 e Porque todos vós sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite nem das trevas. 1 Tessalonicenses 5.5

Lâmpada para iluminar o Novo Caminho

Do dia da linda e mais importante decisão que uma pessoa pode fazer na face da terra, que é aceitar e seguir Jesus Cristo é a luz do mundo. Ele mesmo falou dizendo: Eu sou a luz que vim ao mundo, para que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas,  João 12.46. "Falou-lhes, pois, Jesus outra vez, dizendo: Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará em trevas, mas terá a luz da vida". João 8.12
 
Jesus, através do querido Espirito Santo, que passa a habitar no novo convertido, nos ascende uma lâmpada para que o novo caminho seja iluminado para não errarmos e não mais cairmos nas armadilhas do inimigo. O salmista chama esta lâmpada de Palavra de Deus, quando assim se expressa: Lâmpada para os meus pés é tua palavra, e luz para o meu caminho,  Salmos 119.105”.

Jesus condenou a ignorância com relação ao conhecimento da sua Santa Palavra

Até a nossa decisão em aceitar a Jesus como nosso Salvador e recebermos uma transformação de vida, nossas vidas eram dirigidas totalmente pelos nossos próprios desejos. Agora somos nova criatura e devemos moldar todas as nossas ações através da Bíblia Sagrada. Para que venhamos a ter sucesso nesta nova etapa da vida, Jesus aconselha que não sejamos mais ignorantes com referência aos seus mandamentos, e por isso condena aqueles que não se interessam em saber a respeito de seus ensinos. E Jesus, porém, respondendo, disse-lhes: Errais, não conhecendo as Escrituras, nem o poder de Deus. Mateus 22.29. Para que conheçamos tudo o que o nosso Deus tem preparado para nos tanto aqui na terra como no céu, é somente através do conhecimento da Palavra de Deus. Também se queremos sermos pessoas usadas por Deus, é necessário o estudo da sua palavra.

Conselho do salmista

Os Salmos escritos a muitos anos antes de Jesus Cristo nascer, trazem uma informação maravilhosa aos desejos em estudar a Palavra Deus, e oferecem uma orientação a todos quantos querem ser bem-sucedidos em todas as áreas da vida. Seja material, espiritual, física, familiar e até ministerial. O autor assim se expressa: Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Não são assim os ímpios; mas são como a moinha que o vento espalha. Por isso os ímpios não subsistirão no juízo, nem os pecadores na congregação dos justos. Porque o Senhor conhece o caminho dos justos; porém o caminho dos ímpios perecerá. Salmos 1.1 a 6”.

Perceba que o salmista chama as pessoas de mais do que felizes, quem não anda segundo as opiniões e os pensamentos de quem é ímpio, quem não se detém no caminho dos pecadores. Deter é parar, dar uma olhada, quem não se assenta na roda dos escarnecedores, também precisa meditar de dia e de noite na palavra de Deus. Meditar aqui é refletir, ler resmungando, ler produzindo um som baixo como um suspiro, comtemplar algo repedindo as palavras.  Então fica claro que mesmo se esforçando para servir a Deus longe da vida velha com seus prazeres passageiros e mundanos, necessitamos se dedicar a meditação da Palavra de Deus.

Jesus reforça o conselho da dedicação ao estudo das escrituras

Alegres com a nova vida em Cristo que possuímos, vamos fazer o possível para também obedecê-lo em tudo, e um dos mandamentos de Jesus, o apostolo João registrou em seu evangelho bem assim: “Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam; João 5.39”. Dito isto, para que examine e creia no que está escrito, sobre Jesus e o que ele oferece àqueles que o aceitam como Salvador.

Você agora é soldado do exército de Cristo

Aceitar Jesus como único e suficiente salvador também é se alistar para ser um soldado dele. O apostolo São Paulo descobriu e viveu esta verdade. Usando de suas experiências como soldado de Cristo, Paulo exorta a todos nós, que agora pertencemos ao novo comandante que através da Palavra de Deus, espiritualmente, preparemo-nos com a arma em punho como um soldado indo para a guerra. Veja o que ele diz: Tomai também o capacete da salvação, e a espada do Espírito, que é a palavra de Deus, Efésios 6. 17.

Veja bem que, quanto mais você conhece a Palavra de Deus, mais você está afiando a espada do Espirito Santo. Sendo assim você poderá se defender contra os ataques do inimigo de Deus e nosso inimigo, pois estará armado com a espada, que é a Bíblia Sagrada. Por causa disso é aconselhável, que agora que você é uma nova criatura, tenha sempre junto uma bíblia, seja onde for em todas as horas.

Promessa de vida vitoriosa

Aprendemos então, que quanto mais nos dedicarmos a conhecer a Palavra de Deus, somos recompensados pelo Senhor com as mais poderosas bênçãos ainda nesta vida. A bênção do Senhor na vida dos seus filhos está condicionada ao estudo de sua palavra. Veja o que o salmista diz para quem assim o faz: “Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. Pois será como a árvore plantada junto a ribeiros de águas, a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará, Salmos 1.2 e 3.”

Assim como todas as máquinas e equipamentos possuem um manual de orientação para o uso correto e garantia da produção desejada, assim também a Palavra de Deus, quando lida, estudada e praticada nos leva a execução das coisas de acordo com a vontade de Deus e assim fazendo a bênção de uma vida vitoriosa é garantida.

A prática do ensino da Bíblia Sagrada nos leva a se aproximar cada vez mais do Senhor e possuirmos uma vida de intimidade com ele.

Isso é fato notório na vida de todos quantos escolheram fazer da Palavra de Deus as suas regras e orientações para direcionarem seus atos, bem como, a condução de uma vida de intimidade com Deus. O salmista traz um testemunho maravilhoso sobre a sua decisão: “Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti, Salmos 119.11”. Feito assim, e em obediência a Palavra do Senhor o ser humano pode viver uma vida de intimidade com o Senhor e sempre respaldada com a sua poderosa presença.

Conclusão

Ao encerrar os conselhos e orientações para que se conheça cada dia melhor a Bíblia Sagrada, temos a certeza de quem assim o fizer, será recompensado com os benéficos nela inseridas e dela usufruirá o cumprimento de todas as suas santas promessas. Reserve um tempo para estudar a Bíblia Sagrada. De preferência escolha um momento em que você não seja interrompido. Somente o estudo prazeroso e constante da Bíblia é que pode enriquecer a sua vida.

Amém!!!

Pelos laços do Calvário!

*Por: Pr. Adair Afonso Tourinho - Pastor Auxiliar na Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville/SC, IEADJO, Técnico em contabilidade, Jornalista, Escritor, Bacharel em Teologia e Mestre em Ciências da Religião. Palestrante em seminários de lideranças, obreiros, casais, educação cristã e Professor de diversas matérias teológicas.

 

Demétrio Daniel dos Santos Ferreira
Obreiro da IEADJO, Locutor na Rádio 107,5 FM. Jornalista - MTB SC 6144 JP

Comentar

12 + 0 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.