#ieadjonahistória: Shalom - Boas Novas na Zona Leste

#ieadjonahistória: Shalom - Boas Novas na Zona Leste
07/07/2021

Desde a década de 1940, a IEADJO está presente na região do Boa Vista, Zona Leste da cidade, que na época possuía poucos moradores, sendo a maioria composta por agricultores. No início, as reuniões pentecostais aconteciam na casa da irmã Leonora Sell, com a inauguração do primeiro templo no bairro, em 1959.
 
Paralelamente a isso, nos anos 1950, o Boa Vista vivenciou a gênese de grandes transformações com as instalações da Fundição Tupy, em 1954. Além do grandioso parque industrial, o bairro recebeu redes de água e energia elétrica e viu uma súbita expansão populacional. Muitos trabalhadores começaram a construir suas casas no entorno da empresa, para ficarem mais próximos de seu trabalho, pois o local era de difícil acesso. Neste ritmo, entre as décadas de 1950 e 1960, a região cresceu de 2.743 habitantes para 10.592.
 
Com o desenvolvimento expressivo da seara, membros da IEADJO começaram a evangelizar áreas próximas ao parque industrial. Em 1962, os irmãos Raulino Pereira e Pedro Costa resolveram fazer visitas regulares na comunidade pregando o evangelho de Cristo. Como resultado desse esforço, no ano de 1963, foi realizado o primeiro culto na localidade, na casa do irmão Cezário Silva, com a pregação dos obreiros Francisco Lemos e Maurino Costa.
 
A foto acima que ilustra a postagem é da primeira congregação da IEADJO-Shalom (anteriormente chamada de Espinheiros). Por mais de uma década, o casal Cezário e Rosa Silva transformou sua humilde residência, na Rua Ponte Serrada, em local de culto. Talvez jamais imaginariam, o quanto aquela simples obra se desenvolveria. Somente em 1974, com muito esforço e dedicação, a congregação conseguiu seu próprio templo, à Rua Albano Schmidt.
 
Em 1972, para suprir a necessidade de moradia dos trabalhadores da região, a Tupy implantou o Conjunto Habitacional Comasa do Boa Vista. Com essa ação, a população do bairro recebeu um novo acréscimo de moradores e a congregação inaugurada em 1974, torna-se pequena para atender os novos membros. Em 1982, uma reforma amplia a congregação e finalmente na década de 1990, é construído o atual templo da IEADJO-Shalom, sede do setor 08.

Por Mario Sérgio de Santana – presbítero, professor, historiador e editor do blog Memórias das Assembleia de Deus.
Créditos da foto: Ismael Raul, neto do irmão Cezário.

Demétrio Daniel dos Santos Ferreira
Obreiro da IEADJO, Locutor na Rádio 107,5 FM. Jornalista - MTB SC 6144 JP

Comentar

8 + 4 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.