Joinville sedia a 27ª Conferência de Escola Dominical da CPAD

Joinville sedia a 27ª Conferência de Escola Dominical da CPAD
28/09/2016

Impactante e Inspiradora. Estas foram as palavras utilizadas pelo pastor presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Joinville (IEADJO), Pr. Sergio Melfior, para referir-se ao êxito da 27ª Conferência de Escola Dominical da Casa Publicadora das Assembléias de Deus (CPAD).
Realizada entre os dias 22 e 25 de Setembro, o evento teve como objetivo “refletir sobre a responsabilidade da igreja como corpo de Cristo e, mostrar, uma vez mais que, além de ser comunidade de adoradores é, acima de tudo, uma comunidade educadora” (CPAD Eventos). A conferência recebeu participantes de várias cidades do Estado e de diferentes Estados da federação (RS, PR, SP, RJ, MT, MS, AM, BH, PA, RN, CE), além de pastores provenientes do Uruguai.
“O Brasil todo está aqui” – comentou o Cantor e Pastor Marcelo Santos (da Patmos Music - RJ).
 Regida pelo tema: “Instruindo para toda boa obra” (2ª Tm 3.17), a conferência oportunizou por meio de Plenárias, Seminários e Workshops, uma experiência espiritual e educacional ímpar. Contando com a participação de referenciais da Escola Dominical brasileira (Pr. Claudionor de Andrade, Pr. Elienai Cabral, Pr. Alexandre Coelho, Pr. César Moisés, Pr. Eliezer Moraes, Pr. Esdras Costa Bentho, Pr. Jamiel Lopes, Profª Elaine Cruz, Profª Telma Bueno, Profª Helena Figueiredo, Profª Joane Bentes - Tia Jô, Profª Anita Oyaizu e Profª Siléia Chiquini) e de importantes personalidades do cenário musical evangélico (Pr. Victorino Silva, Pr. Marcelo Santos e Lília Paz \ Patmos Music – RJ), o evento superou expectativas:
“Este evento foi pra mim um divisor de águas. Eu estou saindo desse lugar maravilhada” (Luciane Meier, Bento Gonçalves-RS). “Estamos impactados, emocionados e com a alma cheia do Espírito Santo de Deus. É um evento que está marcando nossas vidas e o nosso ministério” (Pr. Marcos Antonio, Artiga - Uruguai). “Foi um evento transformador. Foi como uma injeção de ânimo para prosseguirmos fazendo aquilo que Deus tem colocado em nossas mãos” (Pr. Josias Rosa, diretor da Escola Bíblica Dominical de Joinville - EBD).

dsc_0119.jpg

          Os trabalhos tiveram início na quinta-feira (dia 22) com o credenciamento e o culto de abertura no Templo Sede da IEADJO. Nesta oportunidade, os participantes puderam vislumbrar a história viva da Escola Dominical encenada por alunos e professores da EBD local. A dramatização começou por apresentar cenas da vida de Robert Raikes, fundador da Escola Dominical (1780), e Robert e Sara Kelley, precursores da Escola Dominical brasileira (1855). Posteriormente encenou momentos da implantação da EBD joinvilense, fundada pelo missionário norte-americano Virgil Smith e pelo Profº João Bernardino da Silveira Junior (1942), e momentos atuais (como a criação do Centro de Capacitação e Orientação Ministerial – CCOM). A oportunidade de ver cenas da história escrita emocionou a todos.
Após a peça, homenagens mútuas marcaram os laços fraternos entre a Casa Publicadora e a Igreja Joinvilense. Para o Pastor Alexandre Coelho, Gerente de Publicações da CPAD, Joinville tem sido um “celeiro” de ensinadores, dentre os quais, citou: Pr. Esdras Costa Bentho, Pr. Claiton Pommerening e Pr. Marcos Tedesco – comentaristas das Lições Bíblicas. O ato oficial de abertura do evento ficou a cargo do Pastor Luiz Cesar Mariano (RJ), presidente do conselho fiscal da CGADB. Fechando a primeira noite, Pr. Elienai Cabral propôs uma profunda reflexão (2º Cr 12.9-12) sobre a necessidade de nos mantermos embraçados aos nossos “escudos de ouro” – nossas doutrinas bíblicas, e jamais entregá-los ou substituí-los por quaisquer réplicas forjadas, “escudos de bronze” – modismos e erros teológicos.
          O evento prosseguiu (sexta e sábado) com plenárias nos períodos da manhã e noite. Os seminários e workshops aconteceram no período da tarde. Estes ocorreram em distintos espaços da cidade (Templo Sede, AD Bucarein, AD Itaum, CCOM e M4 Eventos). Não obstante as diferentes propostas temáticas aplicadas aos vários grupos de interesse (Pastores, Superintendentes, Professores de crianças, adolescentes, jovens, adultos, terceira idade e portadores de necessidades especiais), todos se aproximaram pela forma como foram pedagogicamente e espiritualmente conduzidos. – “Estamos voltando motivados e felizes. A presença do Espírito Santo foi real” (Juninho do Espírito Santo, Telêmaco Borba – SC).
No domingo pela manhã (25 de Setembro), às 9 horas, como ocorre todas as semanas, em todas as 175 Igrejas Assembleias de Deus da cidade (IEADJO), iniciou-se a Escola Bíblica Dominical. Convidado a lecionar no Templo Sede, Pr. Claudionor de Andrade – Consultor Teológico da CPAD e o próprio comentarista da lição em apreço (Lições Bíblicas) – ministrou uma aula marcada pela singularidade teológica, pedagógica e espiritual: “Ser cristão não é apenas uma opção cultural ou eclesiástica. Ser cristão é um comprometimento de todo o nosso ser. Envolve a mente, o coração e toda a nossa alma para que o Senhor Jesus Cristo seja devidamente pregado”.
Fechando os trabalhos da conferência, a Profª Joanes Bentes (Tia Jô) sensibilizou a plenária ao compartilhar suas experiências missionárias com o ministério infantil.  Ela trouxe a lume a responsabilidade de todos na proteção e cuidado das crianças e adolescentes. Sua mensagem foi bíblica e atual, culminando com a encenação apresentada por alunos da EBD local, retratando a história de Hananias, Misael e Azarias, os três jovens preservados do fogo da fornalha ardente (Dn 3.1).
Ao final da conferência, Pr. Alexandre Coelho, em nome da Casa Publicadora, efetuou os agradecimentos, reiterando o alto nível do evento. Certificados foram entregues aos pastores presidentes e a coordenação. Houve premiações e sorteios de livros. Destaque para os prêmios da maior caravana – 49 participantes de Natal-RN (entre eles a Profª Ana Carolina, ganhadora do prêmio “Professor da ED 2014”) e da caravana mais distante – AD Tradicional de Manaus-AM. “Todos os professores se destacaram, com domínio e clareza em suas matérias. A conferência terá certamente um impacto muito grande nas propostas de ensino da Igreja” – concluiu Pr. Sergio Melfior. 

eliseu.melfior
Eliseu Melfior
Vice-Presidente IEADJO Coordenador de TI IEADJO Bacharel em Sistemas de Informação pela UNIARP

Comentar

11 + 6 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.