As coisas podem mudar, experimente!

As coisas podem mudar, experimente!
03/05/2018


Jeremias Capítulo 18 Versículos 1 ao 6

A palavra do SENHOR, que veio a Jeremias, dizendo:
Levanta-te, e desce à casa do oleiro, e lá te farei ouvir as minhas palavras.
E desci à casa do oleiro, e eis que ele estava fazendo a sua obra sobre as rodas,
Como o vaso, que ele fazia de barro, quebrou-se na mão do oleiro, tornou a fazer dele outro vaso, conforme o que pareceu bem aos olhos do oleiro fazer.
Então veio a mim a palavra do Senhor, dizendo:
Não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro, ó casa de Israel? diz o Senhor. Eis que, como o barro na mão do oleiro, assim sois vós na minha mão, ó casa de Israel.
 
Nesse texto que lemos aprendemos que as coisas podem mudar. Conta-se que um empresário falando com os seus assessores numa hora de crise mostrou-lhes uma tela branca com um pequeno ponto preto. Ao perguntar o que eles viam, todos responderam que viam um ponto preto. Ao que ele argumentou: procurem ver uma tela branca com um pequeno ponto preto.  

No contexto do que lemos, Israel está vivendo um tempo de crise, horas difíceis. Deus ordena ao profeta que vá até a casa do oleiro onde ele dirá que tudo pode mudar, ele pode fazer tudo novo. No versículo quatro do texto, parece que nada dá certo. O vaso que o oleiro fazia de barro se lhe estragou na mão.

Pensemos um pouco em coisas estragadas. Um carro, um utensílio doméstico como a geladeira, o ferro de passar, o aspirador, a máquina de lavar, o aparelho de televisão, objetos de uso pessoal, por exemplo, o relógio, os óculos ou alimentos. Quão desagradável é quando falta energia. Se o freezer desliga os alimentos perecem.

Vivemos num mundo de coisas estragadas, casamentos estragados a economia, as emoções, a saúde, a vida porque não dizer. E tudo isso aconteceu e ainda acontece por causa do pecado. O pecado levou ao caos. O pecado é errar o alvo de Deus para as nossas vidas e o salário do pecado é a morte.

O que em sua vida está errado? Seus sonhos, seus alvos, seus relacionamentos, seus negócios? Nada está dando certo para você? Tudo está errado? As coisas não estão acontecendo como você planejou? Tudo em você está estragado? Lembre-se que o vaso que o oleiro fazia se lhe estragou na mão. Isto fala de uma nova chance, estragar o vaso na mão do oleiro. “Tornou a fazer dele outro vaso”.

Deus não desiste. Aquele oleiro não desistiu, ele prosseguiu. Assim é Deus. Ele não desiste de nós. Deus nos oferece uma segunda oportunidade. Deus sempre abre para nós uma segunda porta. O amor de Deus por nós nunca acaba. Não há coisas perdidas para Deus. Ele é especialista em casos de UTI, por exemplo. Quando chegamos ao fundo do poço, seu amor, sua graça ainda são mais profundos. A incapacidade do homem é a oportunidade de Deus.

Quando chega o problema em sua vida, chega Deus para solucionar. Deus é o Deus das vidas estragadas, das vidas perdidas, das vidas sem esperança. Como a vida de Zaqueu, a vida de Maria Madalena, a vida da mulher samaritana que Jesus conversou próximo ao poço de Jacó. Como a vida do ladrão da cruz, a mulher que sofria de hemorragia há tantos anos e muitos outros exemplos. Jesus traz para as suas mãos, como aquele oleiro que tomou o vaso quebrado e fez um vaso novo.

Se você é um vaso que não deu certo, um vaso que se quebrou, saiba que Deus lhe oferece uma nova chance. Ele quer fazer algo novo em você e por você. Glória a Deus!

Os recursos divinos são inesgotáveis: “não poderei eu fazer de vós como fez este oleiro?” diz a palavra. “Como barro na mão do oleiro assim sois vós na minha mão”. Se aquele humilde oleiro pode fazer do vaso quebrado um novo vaso, o que Deus na sua graça e amor não pode fazer? Os recursos de Deus são inesgotáveis! Deus é rico em Graça, Deus é rico em misericórdia! Que coisa importante observarmos esta verdade. Ele tem sempre mais. Seus celeiros estão sempre cheios, seus recursos são infinitos. Você quer experimentar a graça de Deus e deixar que ele faça algo novo em sua vida? Algo diferente, algo lindo e maravilhoso em sua vida?  Isso é possível, pois as coisas podem mudar. Como vaso que se quebrou e foi refeito, pode estar tudo quebrado, mas Deus quer refazer em sua vida e na sua família!

Apenas permita Deus fazer parte da sua vida. Convide Jesus para ser seu Senhor e Salvador. Isso mudará a história da sua vida!

*Adaptado da mensagem "As coisas podem mudar, experimente!", ministrada pelo Pr Sérgio Melfior, Presidente da IEADJO e Vice-presidente da CIADESCP. 
Demétrio Daniel dos Santos Ferreira
Obreiro da IEADJO, Locutor na Rádio 107,5 FM. Jornalista Responsável - MTB SC 6144 JP

Comentar

15 + 4 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.