Conversa Afinada: Principais notícias da semana

Conversa Afinada: Principais notícias da semana
19/02/2021

 

Mutirão do Embelezamento já recebeu mais de 500 inscrições

O programa "mutirão do embelezamento" foi lançado, oficialmente, no dia 4 de fevereiro  pela prefeitura de Joinville, que abriu processo para cadastro de pessoas e empresas que pretendem se voluntariar. O projeto quer fazer melhorias às áreas públicas de lazer da cidade, como praças e parques, com apoio da população.

As ações poderão ser desenvolvidas até o final de março, mês que marca os 170 anos de Joinville. Empresas e entidades que desejarem continuar colaborando permanentemente com a manutenção dessas áreas podem firmar parceria com o município de Joinville, por meio do projeto Parceria Verde.

As inscrições são feitas através do site da prefeitura, na aba "Joinville Mais Bonita".

A área central de Joinville é o foco inicial do mutirão, mas praças, parques e canteiros dos bairros também serão incluídos no roteiro de limpeza. Servidores de diferentes secretarias estão participando do mutirão.

Em quinze dias, a Prefeitura de Joinville recebeu mais de 500 cadastros de pessoas e empresas com interesse em colaborar com as ações do mutirão de embelezamento, atividade que faz parte do movimento "Joinville mais bonita". Entre os inscritos, estão mais de 70 empresas e entidades que adotaram espaços da cidade.

No sábado, 27 de fevereiro, está prevista uma ação conjunta em parques, praças e canteiros. O principal objetivo do programa "Joinville mais bonita" é incentivar e mobilizar os cidadãos para que colaborem com ações de embelezamento e cuidado com a cidade. (NDmais).

Idosos com mais de 90 anos serão vacinados no Centreventos, em Joinville

Nesta semana, a Prefeitura de Joinville iniciou mais uma etapa da vacinação contra a Covid-19 com a inclusão dos idosos com mais de 90 anos no grupo prioritário.A imunização está sendo feita em casa, mas a partir deste sábado (20), eles terão uma nova opção para garantir a primeira dose.

Além disso, o município reforça que somente os idosos com mais de 90 anos sejam cadastrados para vacinação no sábado, já que é obrigatório apresentar o documento de identificação com foto para comprovar a idade. Caso o cadastrado não pertença a este grupo, não receberá a vacina.
 

Até quinta-feira (19), 675 idosos com mais de 90 anos já haviam se vacinado em Joinville. No total, contando todos os grupos prioritários, 11.093 pessoas já receberam a primeira dose e 1.296, a segunda.
 

No momento em que houver mais vacinas, após a imunização dos profissionais da saúde e das pessoas com mais de 90 anos, será a vez de avançar para outras faixas etárias de idosos: dependendo da oferta, serão vacinados os indivíduos entre 85 e 90 anos, ou entre 80 e 90 anos, por exemplo, até alcançar todos com mais de 60 anos. Depois – ou até conjuntamente, conforme a quantidade – será a vez das pessoas com doenças crônicas.

A fase final dessa primeira etapa vai atender aos professores.

Na soma desses grupos, são 112 mil pessoas vacinadas em Joinville – a meta deve ser alcançada em junho. Depois, será a vez do restante da população. (NDmais).

Álcool gel, máscara e medição de temperatura marcam retorno às aulas estaduais em Joinville

Álcool em gel, máscara e medidor de temperatura. Os materiais escolares estão bem diferentes neste retorno às aulas em 2021. Em Joinville, estudantes da rede estadual de ensino voltam às atividades nesta quinta-feira (18), a maioria deles, presencialmente.

Dos 29.736 alunos de escolas estaduais da cidade, 26.353 se comprometeram a retornar no sistema de escala proposto pela Secretaria de Educação do Governo do Estado nas 36 unidades do município.

A escola Bailarina Liselott Trinks, no bairro Vila Nova, conta com 1.102 estudantes matriculados. Destes, 944 vão retornar presencialmente e 158 permanecerão em aulas remotas. Logo na entrada, eles são recepcionados por um profissional que afere a temperatura e orienta o uso de álcool em gel e máscara.

A preparação da escola segue as diretrizes do Plano de Contingência Municipal. Da mesma forma como ocorre nas escolas municipais, haverá alternância de grupos entre “Tempo Escola”, com as atividades presenciais nas unidades, e “Tempo Casa”, com dinâmicas a distância, com ou sem uso da tecnologia. O formato inicia na segunda-feira (22). (NSCTotal).

Ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler é internado com Covid

O ex-prefeito de Joinville, Udo Döhler, foi internado com Covid-19 no Hospital Dona Helena no final da tarde de quarta-feira (17), segundo informações da assessoria da unidade de saúde. Fontes ligadas ao político relataram que ele apresentou uma melhora entre quarta e quinta-feira (18).

Döhler encontra-se estável em uma unidade de internação, sem necessidade de ser transferido para a UTI. Com 78 anos, o político e empresário faz parte do grupo de risco da Covid-19 e está entre as pessoas que terão prioridade na vacinação.

Udo Döhler ocupou o cargo de prefeito de Joinville entre 2013 e 2020. Em entrevista ao AN, no final do ano passado, o emedebista falou de seus planos após deixar o Executivo da maior cidade de Santa Catarina:O político comanda a indústria têxtil Döhler e é presidente do Conselho Deliberativo da Associação Beneficente Evangélica de Joinville, mantenedora do Hospital Dona Helena. Seu irmão, o empresário Roland Döhler, morreu há menos de um mês, no dia 14 de janeiro, com 83 anos. A causa da morte não foi divulgada pela família. (NSCTotal).

Segundo caso de variante do coronavírus é identificado em Joinville

Na terça-feira (16), foi divulgado o resultado do exame que identificou o segundo caso de paciente com a variante da Covid-19 em Joinville.

O paciente infectado é um homem, de 71 anos, morador da Zona Leste da cidade, com histórico de viagem recente para o Manaus. Ele foi internado no Hospital Bethesda em 23 de janeiro e teve alta em 1 de fevereiro.

Durante a internação, o homem foi assistido em enfermaria, sem sinais de agravo pela doença. Este paciente não tem relação direta com o primeiro caso da variante que foi detectado na cidade.

A Secretaria Municipal da Saúde atuará com o mesmo protocolo praticado no caso anterior, fazendo o mapeamento e o acompanhando das pessoas que tiveram contato com o infectado. (PMJ).

whatsapp_image_2021-02-19_at_20.17.55.jpeg

O Painel COVID-19 é atualizado diariamente, às 18h, com o número total de leitos de UTI, incluindo os neonatais e pediátricos. O painel também informa a ocupação de leitos de UTI geral (não Covid-19), dos hospitais públicos e privados. O Painel COVID-19 Joinville pode ser acessado no site: joinville.sc.gov.br/coronavirus.

Chapecó confirma mais 13 mortes por coronavírus

A Prefeitura de Chapecó informou que dos 13 óbitos, oito foram registrados nas últimas 24 horas. Foram cinco mortes no HRO (Hospital Regional do Oeste). Entre eles três homens de 75 anos, 71 anos e 58 anos, e duas mulheres de 48 e 51 anos. Outras duas mortes foram no Hospital de São Carlos, de um homem de 83 anos e uma mulher de 58 anos.

Um óbito ocorreu no Hospital de Palmitos, de uma mulher, de 69 anos. Na quarta-feira (17) morreram duas mulheres, uma de 67 anos, no Hospital de Palmitos, e outra de 61 anos, no Hospital de Videira. No mesmo dia morreu um homem de 60 anos, em Maravilha.

A cidade enfrenta um colapso no sistema público de saúde e o crescimento do número de óbitos já era alertado pelas autoridades locais.

O Boletim Epidemiológico também destaca que foram confirmados 459 novos casos de coronavírus e o número de ativos chegou a 3.091. Ainda 1.227 pessoas aguardam resultado de exames, pois possuem sintomas da Covid-19.

Desde o início da pandemia, 20.404 pacientes tiveram diagnóstico positivo para a doença respiratória, sendo que 17.133 já estão recuperados.
 

Internados :Ao todo 180 pessoas estão internadas nos dois hospitais de Chapecó, sendo 63 na UTI Covid e 88 na enfermaria. Outros 29 pacientes estão em leitos improvisados, como salas e corredores. (NDmais).
 

Bebê de 1 mês morre por covid-19 em Chapecó

Um bebê de 1 mês e 28 dias morreu pela covid-19 em Chapecó, no Oeste catarinense, na terça-feira (16). A criança ficou sete dias internada no Hospital Regional do Oeste (HRO) após contrair o vírus. A morte foi confirmada pela prefeitura da cidade nesta quinta-feira (18). Não foram divulgadas informações sobre como a criança foi infectada.

Com a morte do bebê, Chapecó chega a 167 óbitos pela covid-19 desde o início da pandemia. A cidade vive um colapso no sistema de saúde e tem 162 pacientes hospitalizados, 62 deles na UTI. Em função da alta de casos e da falta de leitos, a prefeitura do município decretou medidas mais rígidas para combater a propagação do vírus.

Segundo a Secretaria de Saúde de Chapecó, outra criança, que não teve a idade revelada, está internada com a covid-19 no HRO. O estado de saúde é considerado grave e ela foi colocada em respiração mecânica, SC tem 12 crianças mortas por covid-19. (NSCTotal).

Mais de 300 estabelecimentos são interditados por descumprirem regras contra covid em SC

Mais de 300 estabelecimentos foram interditados em SC em fevereiro por descumprirem as medidas contra Covid-19. Entre as normas que não foram atendidas, segundo a Polícia Militar, estão o desrespeito ao distanciamento social, uso incorreto de máscaras e não disposição de álcool.

Desde o início da pandemia, a Polícia Militar realiza mais de mil fiscalizações por dia em festas e eventos com aglomerações. Em entrevista à NSC TV, o comandante-geral da PM, Coronel Dionei Tonet, explicou que os locais fechados são os que recebem mais atenção.
Segundo o comandante, as pessoas podem fazer denúncias de descumprimento de regras contra o Covid-19 e aglomerações através do aplicativo PMSC Cidadão ou pelo número 190. (NSCTotal).

Ministério da Saúde  apresenta cronograma para entregar  mais de  230 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 até julho

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, apresentou em reunião virtual com governadores o cronograma de entregas, a quantidade de imunizantes e os contratos para compra de mais vacinas. Pazuello mostrou que, do final de fevereiro até julho, serão distribuídas aos estados mais de 230,7 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, que garantem a continuidade da vacinação da população brasileira de forma igualitária e gratuita.

“Totalizaremos até 31 de julho quase 231 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19, ou seja, o suficiente para dar tranquilidade de proteção à população contra essa doença", afirmou o ministro.

As próximas entregas aos estados acontecem ainda em fevereiro: serão 2 milhões de doses da AstraZeneca/Fiocruz, importadas da Índia, e 9,3 milhões da Sinovac/Butantan, produzidas no Brasil. Em março, a pasta também aguarda a chegada de 18 milhões de doses da vacina do Butantan e mais 16,9 milhões da vacina da AstraZeneca.

A partir do segundo semestre, com a incorporação da tecnologia da produção da matéria-prima (IFA), a Fiocruz deverá entregar mais 110 milhões de doses, com produção 100% nacional.

 Até setembro, serão entregues mais de 22,3 milhões de doses da Coronavac, totalizando os 100 milhões contratados pelo Ministério da Saúde. (conasems)

Decisão judicial em Joinville anula votos de partido e suplente deve assumir

O resultado da eleição para vereador em Joinville pode ter reviravolta. Em decisão nesta sexta-feira, a Justiça Eleitoral considerou procedente a ação apresentada pelo suplente de vereador Ednaldo José Marcos (Nado) e o Pros contra o DEM, partido que elegeu Sidney Sabel.

A alegação da ação foi de que duas candidaturas do DEM foram “fictícias”, isto é, apenas para preenchimento das vagas de candidaturas. O MDB e o suplente Maurício Soares também entraram com ação contra o DEM com as mesmas alegações. Há outras ações com questionamentos semelhantes contra outros partidos, mas ainda sem decisão pela Justiça Eleitoral.

As duas candidaturas questionadas não se inscreveram na convenção eleitoral e sim por meio de assinaturas de fichas pré-preenchidas. “Não houve gastos declarados de campanha, prestação de contas ou distribuição de material de propaganda eleitoral. O que foi impresso por obrigatoriedade legal (santinhos) permaneceu guardado, quase intocado, na casa das candidatas”, alegou a decisão judicial.

Como a decisão foi tomada em primeira instância, cabe recurso. Pela sentença da 95ª Zona Eleitoral, divulgada no início da tarde desta sexta-feira, os votos para a chapa do DEM na eleição para a Câmara são declarados nulos e o diploma de eleito do vereador Sabel é cassado. A decisão determina que o cartório eleitoral decida quem vai assumir. Para o Pros, a vaga passa a ser de Nado, hoje o primeiro suplente do partido. Caberá ao cartório eleitoral indicar quem deve assumir.

Sabel está analisando a decisão e vai recorrer. A Câmara ainda não foi notificada da decisão. (NSCTotal).

Conversa afinada é um programa de cunho jornalístico que vai ao ar pela Rádio 107,5 Fm, toda sexta-feira das 17h às 18h, e traz um resumo das principais notícias da semana. 

Por Ilze Moreira - Jornalista
 
 
 
 

Demétrio Daniel dos Santos Ferreira
Obreiro da IEADJO, Locutor na Rádio 107,5 FM. Jornalista - MTB SC 6144 JP

Comentar

6 + 12 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.