Prefeitura divulga programação dos 170 anos de Joinville
No dia 9, data em que a cidade completa 170 anos, será realizada a tradicional Homenagem ao Imigrante. Por questão de segurança, a ato não contará com presença de público. Também na terça-feira, às 19h, nas redes sociais da prefeitura, será exibido o espetáculo Palcos de Joinville, um presente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil para o aniversário da cidade.
No dia 21 de março, domingo, às 10h, o 62º Batalhão de Infantaria vai transmitir em suas redes sociais um Concerto Matinal da Banda de Música, que foi especialmente montado para celebrar o aniversário da cidade.
Outro momento tradicional da comemoração do aniversário de Joinville é a entrega da Medalha Dona Francisca, uma honraria concedida para pessoas ou instituições que contribuem para o desenvolvimento da cidade.
O homenageado será o Monsenhor Bertino Weber, que vai receber a medalha em uma solenidade transmitida nas redes sociais da prefeitura na quarta-feira (24/3), às 19h.
Também como parte da programação dos 170 anos de Joinville, a Agremiação Joinvilense de Amadores de Orquídeas (AJAO) está realizando uma exposição de orquídeas no Shopping Cidade das Flores, durante todo o mês de março.
Neste fim de semana (6 e 7/3) o local estará fechado, seguindo decreto estadual. Nos demais dias, conforme o decreto municipal vigente, a circulação de pessoas está restrita a 30% da capacidade do local.
“Neste momento, nossa maior demonstração de amor por Joinville é fazer o uso de máscara, manter a higiene das mãos, praticar o distanciamento social e, principalmente, evitar aglomerações”, destaca o prefeito. (JI Online).
Joinville faz pedido ao Estado para concluir vacinação de trabalhadores em saúde
A Secretaria de Saúde de Joinville está reforçando o pedido ao governo do Estado de mais vacinas para concluir a imunização dos trabalhadores em saúde contra Covid-19. Pelas estimativas da secretaria, são 20 mil pessoas no setor, sendo que 12 mil profissionais já foram imunizados. Portanto, a solicitação é de mais 8 mil vacinas, para atendimento nas redes municipal e privada.
Na largada da vacinação em Joinville, no final de janeiro, trabalhadores de hospitais com atuação na linha de frente contra o coronavírus foram imunizados, além do começo da aplicação em idosos. Os profissionais de unidades de pronto-atendimento (UPAs) fizeram parte da etapa seguinte. A imunização foi estendida às equipes de atendimento pré-hospitalar e o pessoal que trabalha na coleta de material para exames e na assistência clínica de pacientes com coronavírus. Os servidores das unidades Sentinela (exclusivas para atendimento Covid-19) também foram alcançados.
Joinville investiga evidências de transmissão comunitária de variante do coronavírus
Um homem de 68 anos, morador da Zona Sul, foi o primeiro caso identificado com evidências de transmissão comunitária da variante brasileira (P1) do novo coronavírus em Joinville.
Diferentemente dos demais casos registrados anteriormente, que tinham histórico de viagem para Manaus, este homem não relatou viagem recente.
A equipe da Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal da Saúde de Joinville conduz um procedimento chamado de investigação epidemiológica, em que estão sendo levantados os casos das pessoas que tiveram contato com o idoso infectado para mapear a origem da contaminação. (Aconteceu em Joinville).
Joinville entrou em alerta e iniciou a fase 3 do Plano de Contingência contra a Covid-19
Durante coletiva de imprensa realizada na última terça-feira (02), a Prefeitura de Joinville comunicou que a cidade ingressou na fase 3 do Plano de Contingência contra a Covid-19. A decisão foi tomada uma semana após o município avançar para a fase 2, levando em conta o crescimento do número de pacientes com quadros graves que precisam de atendimento hospitalar.
Com a ativação da última etapa do Plano de Contingência, a Unidade de Pronto-atendimento Leste, localizada no bairro Aventureiro, passou a receber apenas pacientes com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 encaminhados por outras unidades de saúde.
Na prática, a UPA Leste passa a funcionar nos moldes de um hospital de campanha. A população não deve procurar a unidade diretamente.
Outra ação emergencial está focada no fortalecimento da atuação das 33 Unidades Mistas, que atendem pacientes com casos suspeitos e confirmados de Covid-19. Pessoas com sintomas da doença podem procurar diretamente uma das unidades.
Em caso de dúvida sobre qual unidade de atendimento procurar, a população pode entrar em contato com o Ligue Saúde ou com o Web Saúde, pelo telefone (47) 3481-5165, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, ou acessar a lista publicada no site da Prefeitura pelo endereço http://bit.ly/AtendimentoCovid19Joinville.
Com o objetivo de incrementar o contingente de médicos necessários para atuar no suporte aos atendimentos, a Secretaria da Saúde lançou na manhã desta terça um Processo Simplificado para a contratação de médicos.
Além das medidas emergenciais na rede de atendimento, a Secretaria da Saúde lançou a Ação Voluntária Covid-19, que tem o objetivo de cadastrar médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e fisioterapeutas para que possam atuar como voluntários no atendimento de pacientes com casos suspeitos e confirmados da doença.
Os interessados podem acessar o edital com todos os detalhes e também fazer a inscrição no site da Prefeitura (joinville.sc.gov.br/coronavirus). A Secretaria da Saúde entrará em contato para firmar o Termo de Voluntariado e iniciar as atividades a partir da necessidade da rede de atendimento e da disponibilidade de cada voluntário.
A Prefeitura de Joinville reforça as orientações para o uso de máscaras de proteção, para a higiene constante das mãos e para a necessidade do distanciamento social, além da importância de evitar ambientes com aglomeração ou com grande circulação de pessoas. (Prefeitura de Joinville).
Covid-19: Joinville prorroga medidas, saiba o que pode e o que não pode na cidade
Para tentar frear a transmissão o município prorrogou por mais sete dias as medidas de enfrentamento à Covid-19 e, com isso, entre outras restrições, estabelecimentos como shoppings, igrejas, academia e comércios estão com limitação de ocupação de 25%.
Saiba o que pode e o que não pode em Joinville
Casas noturnas e de espetáculos: proibido o funcionamento;
Venda de bebida alcoólica em postos de combustíveis e lojas de conveniência: proibido a comercialização entre 24h e 6h;
Transporte urbano municipal, intermunicipal e interestadual: redução do limite de funcionamento para 50% da capacidade do veículo, de passageiros sentados;
Bares: permitido apenas 25% da ocupação total;
Igrejas e templos religiosos: permitido apenas 25% da ocupação total;
Eventos sociais: também fica reduzido o funcionamento para 25% da ocupação total e horário de funcionamento somente entre 6h às 23h59 em todos os níveis de risco. A regra inclui modalidade drive-in, congressos, palestras e seminários. Assim como feiras, exposições e inaugurações;
Academias e centro de treinamento: limitação de 25% da capacidade e horário de funcionamento entre 6h às 23h59;
Está incluso também piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas, que também não poderão funcionar durante o sábado e domingo;
Shoppings e centros comerciais: permitido o funcionamento apenas entre 6h às 23h59, com limitação de 25% da capacidade;
Comércio de alimentos: assim como para os cinemas, está permitido o funcionamento apenas entre 6h e 23h59;
O grupo inclui cafeterias, restaurantes, casas de chás, sucos, lanchonetes, confeitarias, padarias e afins;
Praias, faixa de areia, parques, praças e jardins botânicos e espaço público: Permitido a utiliza somente sem aglomeração;
Estabelecimentos: limitação da permanência de pessoas a 25% da capacidade de público nos estabelecimentos. (ND Mais).
Comentar