![Discipulado para o Brasil: Evento em formato híbrido reúne 800 inscritos Discipulado para o Brasil: Evento em formato híbrido reúne 800 inscritos](http://ieadjo.com/sites/default/files/styles/node/public/images/articles/242409427_4456898514332353_42014785720766420_n.jpg?itok=rFZ-s45j)
O Discipulado é uma das principais ferramentas para o cumprimento da Grande Comissão, deixada pelo Senhor Jesus em Mateus 28:19.
Por este motivo, pensando em melhor capacitar os discipuladores e aqueles que amam este trabalho, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville - IEADJO, presidida pelo Pr. Sérgio Melfior, vice-presidente da CIADESCP, realizou de 17 a 19 de setembro o 8º Congresso de Discipulado para o Brasil.
O evento, que foi organizado pelo Departamento de Discipulado da IEADJO e coordenado pelo Pastor Joary Carlesso, teve como tema principal “Discipulado Intencional”.
Este tema, segundo a coordenação, foi pensado principalmente buscando implementar a cultura do discipulado nas igrejas e departamentos.
De acordo com o Pr. Sérgio Melfior, que também palestrou na abertura do congresso, é de suma importância que a igreja de Cristo viva um pleno avivamento. “Sem avivamento os crentes se enfraquecem e a igreja fica estagnada”, comentou.
O presidente da IEADJO citou ainda cinco exigências para um pleno avivamento: quebrantamento, Palavra, disciplina, oração e jejum. “Elias, Amós, Jeremias, eram testemunhas do avivamento para a época. Nós também precisamos ser”, enfatizou.
Um dos objetivos do evento foi o de oportunizar aos discipuladores experiências que contribuam para a prática do discipulado, a fim de promover o Reino de Deus de forma eficaz.
Este, inclusive, foi um dos destaques do Pr. David Kornfield (EUA), que ministrou em uma das plenárias de maneira remota. O pastor, que também é autor da Bíblia de Estudo do Discipulado, ressaltou que ninguém consegue fazer discípulos sem ser um discípulo. “Se não formos discípulos, nunca discipularemos bem”, afirmou.
Ele defendeu que é extremamente necessário que as igrejas implantem a cultura do discipulado. Segundo o biblista, os membros atualmente têm uma cultura de ser apenas crente. “Um discípulo de Cristo precisa unir o amor verdadeiro que tem que ser vertical, com Deus e horizontal com o próximo.
Kornfield também aproveitou a oportunidade para reunir-se com pastores e coordenadores, em salas simultâneas, para a troca de conhecimento e experiência além de esclarecer dúvidas dos participantes.
Preletores destacam estratégias para formar bons discípulos
Pastor Joazi Passos, outro convidado para ministrar, foi responsável por abordar o tema: "Discipulado com Fogo". Nesta plenária, o escritor explanou a necessidade de a igreja voltar a trilhar o caminho do batismo com o Espírito Santo ao chegar um novo convertido.
Outro tema destaque do fim de semana foi sobre a cultura do discipulado intencional na Escola Bíblica Dominical. O Pb. Tiago Cavalcante Alves, de Alagoas, foi o responsável por ministrá-lo.
Segundo Tiago, a EBD é um forte potencial para consolidar a cultura do discipulado. “A visão de uma escola bíblica discipuladora nos dá um retorno específico de como os professores podem alcançar os perdidos”, salientou.
O evento foi encerrado, no culto de domingo (19), à noite, com a ministração do Pr. Aldo Galina que falou sobre: "Discipulado Intencional por um Pleno Avivamento". Galina enfatizou os métodos de treinamento aplicados por Jesus a seus discípulos. “Os homens escolhidos por Jesus eram pessoas comuns. O resultado daquele ministério se mantém até os dias de hoje.”
O evento, que aconteceu no formato híbrido (presencial e online), teve, no total, 800 inscritos e contou com o apoio da Comissão de Planos Estratégicos de Evangelismo e Discipulado da CGADB - Convenção Geral das Assembleia de Deus no Brasil.
Além das plenárias gerais, durante o dia de sábado também aconteceram workshops simultâneos sobre alguns segmentos da igreja.
Coordenador do Discipulado destaca sua gratidão
O coordenador do Departamento de Discipulado da IEADJO, Pr. Joary Jossué Carlesso, expressou sua gratidão a Deus pelo que aconteceu no fim de semana. “Esta, sem dúvida, foi a melhor edição que já tivemos. Além da forte interação do público, tivemos a oportunidade de compartilhar experiências."
A ideia a partir de agora, segundo Carlesso, é colocar em prática tudo que foi ensinado durante esses três dias. “Nosso tema principal seguiu a mesma linha em todas as plenárias. Saímos com propostas e passos para colocar em prática”, frisou.
Ele também destacou sua gratidão pela vida do presidente da IEADJO, Pr. Sérgio Melfior, que tem apoiado o trabalho que o departamento desenvolve. “Nosso pastor é o idealizador desta visão, que tem alcançado muitas vidas. Somos gratos a Deus por isso.”
Algumas igrejas do estado da Bahia transmitiram o congresso no telão para os membros. “O alcance foi extraordinário, foi marcante e vai trazer testemunhos”, concluiu.
Discipulado para o Brasil já planeja novo evento
O trabalho não vai parar por aqui. O Departamento do Discipulado para o Brasil, da IEADJO, já está se mobilizando para a 12ª Oficina, que acontecerá em fevereiro de 2022 e vai trabalhar o tema: "Igreja Missional é a que faz Discípulos".
Programe-se e participe conosco! As inscrições já estão abertas. Clique aqui para fazer a sua inscrição!
Leia também:
IEADJO batiza 348 Novos Membros
Canal da IEADJO alcança mais de 100 mil seguidores
IEADJO forma mais de 900 adolescentes em primeira turma do Discipulado Teen
Comentar