Movimento Paz e Proteção

Movimento Paz e Proteção
18/12/2013

Sexta, (6), o Pastor, Mestre em Teologia e Diretor do CEEDUC, Claiton Ivan Pommerening, participou, a convite da Secretaria Geral da Presidência da República, de um evento do Movimento Paz e Proteção da UNICEF com o governo federal (proteção dos direitos de crianças e adolescentes) que busca diálogo com lideranças religiosas. O encontro aconteceu pela manhã no saguão do Palácio do Planalto com o Ministro Gilberto Carvalho e à tarde no auditório. A oficina foi voltada para lideranças pentecostais e contou com a participação de cerca de 50 delas, representando 15 estados, atuantes em projetos de assistência e de garantia de direitos com crianças e adolescentes.
 
"Foi afirmado entre os participantes do encontro que o tema da redução da maioridade penal é crucial em todo este contexto de paz e proteção e deve ser oposto pelas igrejas como testemunho de fé e misericórdia. Afirmou-se que a violência resultante do crime é uma dura realidade da sociedade brasileira e que as crianças e adolescentes não podem ser colocados como 'bodes expiatórios' e perderem de vez a vida, já que são usados por adultos criminosos e correm o risco de serem tratados da mesma forma que eles em suas punições", disse Magali Cunha. 

O teólogo Ricardo Bitun expressou o desafio da responsabilidade social das igrejas à luz da Bíblia, tanto nos Antigo e Novo Testamentos que sempre chamam a um cuidado com o que chamou de "quadrilátero dos excluídos": órfãos, viúvas, pobres e estrangeiros".

"Participei em Brasília com Ministro Gilberto Carvalho da oficina do Movimento Paz & Proteção. No evento o governo chamou lideranças da Assembleia de Deus que atuam com crianças e adolescentes para fortalecer políticas de cuidado e proteção com ajuda das igrejas e ONGs, entre elas: registro de nascimento de crianças até 3 meses, fortalecimento dos conselhos tutelares e lançamento do APP Proteja Brasil que pode ser baixado para aparelhos de telefonia móvel", salientou o pastor Claiton Ivan Pommerening.

Foi destacado um tema em relação à violência contra crianças e adolescentes: a campanha Proteja Brasil. Uma campanha de proteção à criança e adolescente, que prevê combate à exploração sexual e outras formas de violência como a do trabalho infantil, em especial durante os grandes eventos, como o Carnaval e a Copa do Mundo. É a Campanha Proteja Brasil - saiba mais aqui e aqui.

Participou também do evento, César Moisés Carvalho, da CPAD, e disse, "importante evento, do qual tive o privilégio de participar e conhecer pessoas especiais cujos os interesses das crianças e adolescentes, em situação de vulnerabilidade, estão à frente dos seus", salientou.
 
Sobre o assunto da Redução da Maioridade Penal, governos e advogados criticam endurecimento de punição a adolescente infrator. Confira no blog 18 Razões para a Não Redução da Maioridade Penal.

Fonte: Disponível em http://midiareligiaopolitica.blogspot.com.br/2013/12/evangelicos-ocupam-palacio-do-planalto.html. Acesso em 18 de dezembro de 2013.
Foto: Gilmar Caetano Tomáz

Comentar

2 + 8 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.