O Amor Esquecido

O Amor Esquecido
14/06/2021

 “Todavia, eu tenho algo contra ti, porque deixaste o teu primeiro amor.” (Apocalipse 2.4)
 
Um texto bíblico muito interessante para os dias atuais e principalmente para quem está fazendo a obra de Deus. Aqui não é para quem está fora da igreja, ou para quem não serve a Deus, mas para obreiros, discípulos e aqueles anônimos da obra do Reino de Deus.

A primeira carta para a igreja da Ásia em Éfeso, Jesus aparece a João na ilha de Pátmos e ordena que escreva ao anjo da igreja, veja que Jesus não mandou escrever ao profeta, ao dirigente ou líder de um departamento, mas sim ao pastor responsável da igreja.

Na amplitude dessa carta vem descrevendo que Jesus conhece as suas obras como obreiro, como servo que está a serviço do Reino, depois fala do seu trabalho, de alguém que não está só assistindo os cultos, mas sim fazendo algo para que o culto aconteça, ou seja, para que o Reino de Deus se deslumbre e venha acontecer.

Ao observar essa igreja, percebemos que ela também tinha sofrimentos (v.3), e que sempre tem alguém para murmurar, ou se levantar contra as atividades e desenvolvimento do seu trabalho, mas João vai logo escrevendo sobre a paciência e o trabalho “pelo meu Nome, e não te cansaste”.

Quando chega no versículo de número quatro as coisas mudam de rumo, a Palavra vem de encontro com o Obreiro, com o Anjo da Igreja, com o líder do departamento, em fim com aquele que está fazendo algo para Deus dentro da igreja. Uma palavra de ordem: “Todavia, eu tenho algo contra ti, porque deixaste o teu primeiro amor. ” (Apocalipse 2.4).

Deixar o primeiro amor não é para quem não está fazendo nada no Reino de Deus, mas sim para quem já teve amor e perdeu ao longo de seus afazeres na casa de Deus. Até porque quem não faz mais nada, não tem amor para perder ou deixar...

Há quanto tempo o amor de fazer algo para Deus foi esquecido, com expressões como: -isso é para o pastor, não é para mim; deixa que outro faça, eu já tenho o meu trabalho secular e não tenho tempo.

Meu companheiro, amigo, servo de Deus que muito já fez pela obra de Deus e hoje está desanimado. Onde deixaste o teu primeiro amor, a sua coragem, as suas forças, o teu fervor pelo Reino de Deus...? A Palavra de Deus para sua vida é essa: “Lembra-te, pois, de onde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; quando não, brevemente a ti virei, e tirarei do seu lugar o teu castiçal, se não te arrependeres. ” Apocalipse 2:5
           
É tempo de voltar ao primeiro amor!  

Mas o que é o primeiro amor?

Pelo menos nove coisas definem bem o que é o primeiro amor.

  1. Amar a Deus (Dt 10:12-13; Js 23:11; Sl 18:1; Mt 22:36-40);
  2. O amor ao próximo (Lc 10:25-37; Jo 13:35; Gl 6:9-10);
  3. A caridade (Tg 2:14-16; 1 Jo 3:17),
  4. O perdão (Ef 4:32),
  5. A misericórdia (Cl 3:12),
  6. A gratidão (Cl 3:15),
  7. O louvor a Deus de coração (At 16:25),
  8. A piedade (At 20:35),
  9. O estudar a Bíblia com intuito de trazer Cristo para dentro de nosso coração e amá-lo (Jo 14:15,21), etc.

Os três passos básicos para saber como restaurar o primeiro amor são:
            Arrependimento: Primeiro de tudo é examinar a si mesmo, lembrar-se de seus pecados esquecidos e arrepender-se deles! O próprio Senhor disse isso (Ap 2:5a);
            Amar a Deus na prática, e não somente nas palavras (1Rs 3:3; Mt 22:37);
            Amar ao próximo também na prática, exercendo misericórdia, perdão, tendo longanimidade e auto sacrifício às vezes (Tg 2:20-26).
           
Muito triste Jesus vir ao seu encontro para tirar do seu lugar. A luz de Cristo não vai mais brilhar em sua vida se não te arrependeres e voltar a fazer as coisas de Deus com amor, dedicação sem olhar a quem, mas olhando para Jesus que tudo pode fazer por cada um de nós... “E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos a vós mesmos. ” (Tiago 1:22)
           
Ainda é tempo de voltar a fazer mais para Deus!

Por Pr. Edmarcos Christen: Obreiro em tempo integral na CIADESCP desde o ano 2000; Atual Pastor Auxiliar da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville – IEADJO, Graduado em Gestão de Marketing na Universidade do Contestado – UnC; Pós Graduado em Teologia, Especialista em Aconselhamento Cristão na Faculdade Refidim, Escritor do Livro: “Gestão e Comunicação Integrada de Marketing na Igreja”; Vencendo as Obras da Carne com as Atitudes do Fruto do Espírito; Marketing Religioso Para fazer seu Departamento crescer; Professor do CCOM/Líder; E-mail: pr.edmarcos@gmail.com; pastoredmarcos.blogspot.com

 

Demétrio Daniel dos Santos Ferreira
Obreiro da IEADJO, Locutor na Rádio 107,5 FM. Jornalista - MTB SC 6144 JP

Comentar

14 + 4 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.