O primeiro Dia Internacional da Mulher foi realizado de maneira social e política para promover o sufrágio feminino. Nas décadas que se seguiram, a data foi comemorada com mais força, chamando a atenção para a contribuição da força de trabalho feminina.
Isso não mudou muito. Nossa cultura fala muito sobre o que significa ser mulher e, a cada geração, parecemos redefinir constantemente o que é feminilidade e como as mulheres devem desempenhar esse papel.
Diante deste cenário, a igreja tem desempenhado um grande papel na luta contra as definições antibíblicas de feminilidade. Essa confusão deixa todas as mulheres com a suposição natural de que não possuem valor e propósito. No entanto, essa suposição é gravemente falha.
A Palavra de Deus relata que as mulheres são feitas à imagem de Deus. Isso pode soar sem graça se você já está na igreja há algum tempo e não reflete sobre isso, mas é uma verdade de tirar o fôlego.
Como ajudadoras, nós mulheres refletimos a imagem de Deus de uma forma fundamental. Este é, de longe, o motivo mais convincente para entender que cada mulher tem um valor imensurável.
De grandes heróis a profetas, e crentes firmes em Jesus e em Seu ministério, as mulheres, na Bíblia, demonstraram claramente força, caráter e sabedoria, inspirando outras mulheres tanto naquela época como agora a seguir seus passos.
O que a Bíblia tem a dizer sobre o Dia da Mulher?
Embora possamos ter diferenças com a visão de mundo que estabeleceu esta data, todos nós podemos aproveitá-la para um desejo básico: honrar e elevar as mulheres, criadas com um propósito único pelo Senhor.
Isso porque a Bíblia e a cosmovisão cristã fornecem as razões mais convincentes para valorizar mulheres e meninas em todo o mundo.
Quando Deus criou Eva, Ele não a criou para ser serva ou inferior de Adão. Ele a criou como uma companheira com quem Adão poderia encontrar seu igual, assim como os animais cada um tinha uma contraparte feminina igual.
Deus até mesmo deu a Eva um trabalho - o mesmo trabalho que Ele deu a Adão - cuidar do jardim e ter domínio sobre os animais e todos os seres vivos que Deus havia criado.
Embora a história revele a opressão das mulheres, este não era o plano perfeito de Deus. O valor de cada mulher é igual ao de cada homem porque ambos foram criados à imagem de Deus (Gênesis 1:27). Assim como Deus tinha um plano e um propósito para Adão, Ele também tinha um plano para Eva, mesmo após a queda, e a usou para Sua glória.
A Bíblia tem muito a dizer sobre as mulheres e seu valor inestimável. Ao longo das Escrituras, Deus deixa claro que as mulheres são importantes para Ele - na verdade, existem muitos exemplos excelentes de mulheres fortes na Bíblia com as quais se pode aprender.
- Raabe escondeu os espiões israelitas do perigo e se tornou parte da linhagem de Cristo como a mãe de Boaz (Josué 6:17; Mateus 1: 5).
- Ruth cuidou de sua sogra e colheu grãos nos campos. Ela se casou com Boaz e se tornou avó do Rei Davi, entrando na linhagem de Cristo (Rute 1: 14–17, 2: 2–3, 4:13, 4:17).
- Ester se casou com um rei pagão e salvou o povo de Deus (Ester 2: 8–9,17; 7: 2–8: 17).
- Débora era uma juíza de Israel (Juízes 4: 4).
- Jael ajudou a libertar Israel das tropas do rei Jabin quando ela colocou uma estaca no templo do ímpio Sísera (Juízes 4: 17-22).
- A mulher virtuosa comprou terras e plantou uma vinha (Provérbios 31:16).
- Isabel deu à luz e criou João Batista (Lucas 1: 13–17).
- Maria foi escolhida por Deus para dar à luz e ser uma mãe terrena para Seu Filho (Lucas 1: 26–33).
- Maria e Marta eram duas das amigas mais próximas de Jesus (João 11: 5).
- Dorcas era conhecida por suas boas obras e ressuscitou dos mortos (Atos 9: 36–40).
- Lydia era uma mulher de negócios que hospedou Paulo e Silas (Atos 16:14).
- Rode estava no grupo de oração por Pedro (Atos 12: 12-13).
A lista poderia continuar incluindo mulheres, solteiras e casadas, ao longo dos tempos que Deus usou para mudar o curso da história e promover Seu Reino.
Ele ainda está usando mulheres como missionárias, professoras, advogadas, políticas, médicas, enfermeiras, engenheiras, empresárias, esposas, mães e em centenas de outras posições para realizar Seu trabalho neste mundo.
O que isso significa?
A mulher tem um papel fundamental. E, diante disso, precisa aprender a lidar com as situações com sabedoria, temendo ao Senhor e seguindo Sua orientação. Como tal, as mulheres devem ser dedicadas a orar, estudar a Palavra de Deus regularmente e aplicá-la em suas vidas.
Assim como essas mulheres da Bíblia foram fiéis e destemidas em face das circunstâncias difíceis, confiantes em quem eram e no Deus a quem serviam, Deus nos impulsiona a sermos corajosas e dispostas a fazer a diferença no mundo e ao redor dele.
Então, neste dia 8, vamos comemorar o Dia Internacional da Mulher não apenas porque é uma tendência social, mas porque temos o melhor motivo para comemorar. Como povo de Deus, sabemos melhor do que ninguém o valor das mulheres feitas à imagem e semelhança do Deus vivo.
Comentar