Brasil alcança 86,4% de recuperados da Covid-19
O Brasil alcançou mais de 4 milhões de pessoas recuperadas da Covid-19, representando 86,4% do total de casos da doença. Paralelamente a isso, os casos de hospitalizações e de pacientes em acompanhamento apresentaram estabilidade, com forte tendência de redução. As medidas de enfrentamento à Covid-19 adotadas pelo Governo Federal, como tratamento precoce da doença e ampliação da capacidade laboratorial, refletem os dados favoráveis e aumento de pessoas salvas no país.
O Ministério da Saúde tem realizado ações para ampliar o diagnóstico da Covid-19, com protocolos para exames clínicos, radiológicos, além da ampliação da capacidade laboratorial. Com isso, mais pessoas são diagnosticadas rapidamente e atendidas, o que favorece a adoção de medidas de isolamento de casos e o monitoramento de contatos, possibilitando a redução de novas infecções, casos graves e óbitos.
Além disso, a pasta tem repassado verbas extras e fortalecido a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS), com envio de recursos humanos (médicos e profissionais de saúde), insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes de diagnóstico, habilitações de leitos de UTI para casos graves e gravíssimos e Equipamentos de Proteção Individual (EPIS) para os profissionais de saúde.
No início de setembro, o Ministério da Saúde destinou R$ 369 milhões para estados e municípios reforçarem a rápida identificação de pessoas que tiveram contato com casos suspeitos e confirmados de Covid-19. (gov.br)
STF pode decidir rito do impeachment de Moisés e Daniela
Nos bastidores, espera-se alguma decisão da ministra Rosa Weber do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre o rito do impeachment do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés da Silva (PSL), e da vice, Daniela Reinehr (sem partido), respondendo à Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 740 proposta pela Procuradoria-Geral do Estado e pelo chefe do Executivo catarinense.
Juristas experientes apontam para dois cenários. O primeiro, e mais provável, é a suspensão da tramitação dos processos em andamento no país, como em Santa Catarina e no Rio de Janeiro, por exemplo, e marcar uma data com o presidente da Corte, Luiz Fux, para que o assunto seja decidido de forma colegiada na próxima semana. A segunda opção, seria a ministra decidir, de forma monocrática, as regras de impeachment.
Esse modelo interessa a defesa de Moisés e Daniela pois acarreta em mais prazos. Antes de uma segunda votação pelos parlamentares, haveria um prazo de 20 dias para a apresentação da defesa, produção de provas, possibilidade de diligências, manifestação de outros órgãos e testemunhas. É tempo que o governador teria para buscar os votos que faltaram na 1ª votação.
Estima-se para final de novembro esse processo, já entrando no período eleitoral, sempre um elemento importante, tendo a palavra final do STF. (NSC Total).
Joinville prepara flexibilização em templos, igrejas e academias
As novas flexibilizações em Joinville serão adotadas em templos, igrejas e academias. As novas medidas devem ser anunciadas na próxima semana, com liberação para uma maior ocupação, ainda que sejam mantidas limitações. A volta do futebol recreativo a partir da próxima terça-feira já havia sido anunciada. As mudanças serão possíveis porque Joinville e região saíram nesta quinta-feira do nível “gravíssimo” na matriz de risco do governo do Estado. Agora, a situação é “grave”, de menor gravidade para pandemia em relação ao patamar anterior.
Os templos religiosos, igrejas e academias, assim como demais locais de acesso público, estão limitados à utilização de 30% da capacidade de lotação. Nesta semana, a medida foi prorrogada até quarta-feira. O mesmo procedimento foi tomado em relação aos shoppings, supermercados e demais estabelecimentos. No entanto, no caso das igrejas e academias, há portarias do governo do Estado permitindo ocupação de até 50% caso a matriz esteja apontando a situação “grave”.
No caso de medidas envolvendo a pandemia, os municípios podem ser mais restritivos. Mas Joinville está estudando acompanhar o Estado e, a partir da semana que vem, ampliar a lotação máxima dos templos, igrejas e academias para 50%. Nos demais locais, os 30% devem ser prorrogados até nova melhoria na matriz. A permissão do futebol entre amigos também é uma consequência do recuo de Joinville na classificação de risco. (NSC Total).
Acompanhe a entrevista completa do Secretário da Saúde de Joinville, Jean Rodrigues, à equipe do Conversa Afinada, clicando aqui!
Nova portaria deve contemplar retorno da educação infantil em SC
Os planos de retomada das aulas presenciais para os anos iniciais, anos finais do ensino fundamental e educação infantil devem ser divulgados no site da Secretaria de Estado da Educação e da Defesa Civil estadual ainda nesta sexta-feira. Os documentos descrevem as regras de funcionamento das atividades presenciais para estas etapas.
No dia 9 de setembro, foi apresentado o plano de contingência geral relacionado ao retorno das atividades presenciais. O objetivo do documento é preparar as instituições de ensino para o retorno seguro às escolas. Isso inclui as redes estadual, municipais e privada.
Retorno gradual dos estudantes
Por ora, o Estado prevê a abertura das escolas no dia 13 de outubro, uma vez que a atual suspensão segue até o dia 12 de outubro. As atividades com alunos na escola são previstas até 18 de dezembro. O retorno, contudo, depende de dados favoráveis da pandemia da Covid-19 em Santa Catarina.
Segundo o Governo do Estado, haverá o retorno gradual dos alunos em todas as redes de ensino. A estimativa da Secretaria da Educação é que cerca de 100 mil alunos voltem às escolas na rede estadual, em que as aulas serão em formato de reforço escolar. Ao todo, 525 mil estudantes frequentam as escolas estaduais.
Os primeiros estudantes a retornarem serão aqueles matriculados no 3º ano do Ensino Médio, com a volta de um ano do ensino a cada semana. O esquema deve incluir os alunos até os anos finais do ensino fundamental, sendo o 6º ano o último a ser contemplado.
Para as escolas de todas as redes de ensino que ofertam somente o ensino fundamental, o retorno escalonado deverá ser iniciado pelas turmas de 9º ano, acompanhando o calendário das escolas do ensino médio.
Os municípios têm autonomia para decidir como conduzir as ações pedagógicas e a retomada em suas redes. Porém, de acordo com o que estabelece o PlanCon (Plano de Contingência Estadual) e mediante o acompanhamento e a atuação dos comitês municipais, que aprovam os planos escolares antes do retorno. (ND+).
Joinville chega a 321 mortes por coronavírus
Joinville chegou a 321 mortes de pessoas que contraíram o novo coronavírus. O número foi divulgado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura de Joinville nesta quinta-feira (24). Segundo os dados estaduais, 21.442 pessoas já foram diagnosticadas com Covid-19 em Joinville — os dados municipais mostram um número menor.
Segundo a Prefeitura de Joinville, 101 estavam internadas nesta quinta-feira com quadros mais graves da infecção por coronavírus. Além disso, 915 moradores de Joinville estão em isolamento domiciliar após testarem positivo para a doença. Nos hospitais, 27 pessoas estão internadas enquanto aguardam o resultado do teste, enquanto outras 2.960 estão aguardando o resultado do exame em casa. (NSC Total).
Conversa afinada é um programa de cunho jornalístico que vai ao ar pela Rádio 107,5 Fm, às sextas-feiras das 17h às 18h, e traz um resumo das principais notícias da semana.
Comentar