Conversa Afinada: Principais notícias da semana

Conversa Afinada: Principais notícias da semana
12/03/2021

 

FECAM encaminha pedido de compra de vacinas

Negociação envolve 265 municípios catarinenses

A Federação Catarinense de Municípios, Associações de Municípios e Consórcios (Fecam) deu um enorme passo visando a compra de vacinas pelos municípios catarinenses.

Na quarta-feira (10), em reunião com prefeitos e prefeitas, a Federação formalizou a intenção de compra de 4,1 milhões de doses da Sputinik V, que deverão beneficiar 265 municípios.

O ponto de partida para essas negociações foi a entrega, pelos municípios, da Carta de Intenções (Letter of Intention - LOI), onde cada um deles indicou a quantidade de vacinas que deseja comprar. Até agora, 233 municípios entregaram a LOI e a FECAM espera até quinta-feira (11) para receber as demais adesões.

A FECAM não compra vacinas, ela gerencia o processo. Na sexta-feira (12) a Federação encaminhará toda a documentação à empresa internacional que distribui o medicamento.

Em seguida, a empresa terá 72h para aceitar formalmente a proposta comercial, incluindo valores e prazos. Uma vez aceito o pedido, a empresa entregará a vacina em 15 dias úteis. O pagamento acontecerá somente após a chegada e liberação da vacina em território brasileiro.

“Hoje é um dia histórico para Santa Catarina, somos a primeira Federação de Municípios do Brasil a protocolar compra de vacinas. Nós acreditamos que o papel da FECAM é representar cada prefeito e prefeita, que têm enfrentado dificuldades nesse enfrentamento da pandemia e estão vendo pessoas morrendo. Só temos uma forma de superar tudo isso: vacinar a nossa população”, afirmou o Presidente da FECAM, Clenilton Pereira (Prefeito de Araquari). (Ascom FECAM).

MP quer informações em Joinville sobre processos após interdições

O Ministério Público de Santa Catarina está solicitando informações em Joinville sobre a fiscalização das normas sanitárias de enfrentamento do coronavírus. Em ofício enviado à Secretaria de Saúde de Joinville, a requisição é para envio de cópias dos processos administrativos abertos a partir de interdição de eventos ou de estabelecimentos por causa do descumprimento das medidas de prevenção ao coronavírus.

O pedido de informações é sobre as autuações feitas pela Vigilância Sanitária ou outros órgãos municipais que tenham sido autorizados a exercer a fiscalização. A 15ª Promotoria de Justiça de Joinville também quer que os autos das futuras interdições passem a ser enviados ao MP. As solicitações são para acompanhamento da fiscalização. A promotoria tem inquérito civil aberto para acompanhar as ações envolvendo a pandemia de coronavírus em Joinville.

No atual governo municipal, foram acrescidas mais categorias profissionais na fiscalização, como agentes de trânsito e guardas municipais, por exemplo. Também foi adotada nova escala de punições para estabelecimentos. Na primeira constatação de irregularidade, será feita orientação, com possibilidade de aplicação de multa.

Em reincidência, o espaço poderá ser interditado por 72 horas. Uma nova reincidência leva ao fechamento temporário por 10 dias.  A maior punição será em caso de registro de nova repetição do descumprimento, com interdição por 20 dias. Em todas as situações, há previsão de multa. Mas, dependendo da gravidade, a interdição pode ser imediata. (NSC Total).

Bebês são as maiores vítimas fatais de Covid-19 em SC entre crianças

A revisão de dados sobre óbitos causados pela Covid-19, pela Secretaria de Estado da Saúde, aponta que os bebês são as maiores vítimas da pandemia entre crianças e adolescentes em Santa Catarina. Desde o ano passado, nove bebês com menos de um ano de idade morreram após contrair o novo coronavírus no Estado.

O cruzamento de informações feito pelo colega Cristian Weiss, jornalista especializado em dados, pesquisador da Deutsche Welle e responsável pelo monitoramento dos números do coronavírus no NSC Total, aponta que dois terços das mortes ocorreram este ano. Seis bebês morreram em 2021, contra três em todo o ano passado.

O número de óbitos informado pelo Estado para essa faixa etária quase dobrou depois que os dados foram revistos pela Diretoria Estadual de Vigilância Epidemiológica (Dive). A reanálise foi necessária porque havia equívocos no registro de idade das crianças que foram vítimas fatais da Covid-19. Até então, cinco bebês com menos de um ano constavam no sistema.

Depois da revisão, divulgada na noite de quinta-feira (11), entraram na lista de mortos um bebê de Chapecó, com um mês de vida, um bebê de Itajaí, com sete meses, outro de Morro da Fumaça, com três meses, e um bebê de 10 meses, de Criciúma. (NSC Total).

Joinville lança edital para comprar até R$ 3,4 milhões em aparelhos para enfrentar Covid-19

Em ação para ampliar a capacidade de atendimento para pacientes com coronavírus, a prefeitura de Joinville abriu licitação para a compra de equipamentos, como ventiladores pulmonares e monitores. O pregão eletrônico prevê até R$ 3,4 milhões para a aquisição dos aparelhos, com propostas sendo recebidas até a próxima semana. Aquisições semelhantes foram realizadas durante a pandemia.

Joinville tem neste momento 261 pessoas sendo atendidas em leitos de UTI e de enfermarias por causa do coronavírus. É o maior número de pacientes desde o início da pandemia. A Secretaria de Saúde de Joinville já transformou o PA Leste (Aventureiro) em unidade exclusiva para Covid-19 e deve fazer o mesmo em relação à UPA Sul.

O pregão eletrônico dos aparelhos prevê registro de preços, não significa que todos os equipamentos serão comprados: os valores ficam registrados e as aquisições são feitas conforme a demanda. Os ventiladores pulmonares são usados em pacientes com insuficiência respiratória e os monitores fazem o acompanhamento dos sinais vitais. (NSC Total).

 
Região Nordeste de SC ultrapassa mil mortes por Covid-19, aponta Amunesc

A região Nordeste de Santa Catarina atingiu, ontem quinta-feira , 1.002 mortes de pessoas que contraíram a Covid-19 desde o início da pandemia. Apenas nos primeiros dois meses e meio de 2021, que correspondem a 70 dias, foram 359 vidas perdidas nos nove municípios.

A informação foi divulgada pela Associação de Municípios do Nordeste de Santa Catarina (Amunesc). Fazem parte da Amunesc as seguintes cidades: Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Garuva, Itapoá, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul.

Os dados são fornecidos pelas secretarias municipais à Amunesc. No entanto, de acordo com dados da Secretaria de Estado da Saúde o número é um pouco maior: 1.032. Os números de casos confirmados podem ser diferentes dos divulgados diariamente pelo município por um atraso na entrada dos dados no sistema estadual.

Segundo o Estado, Joinville é a cidade com mais mortes em SC, com 782. Na região Nordeste, São Francisco do Sul é a segunda com mais óbitos (72). Na sequência aparecem São Bento do Sul (46), Araquari (33), Itapoá (32), Campo Alegre (22), Garuva (19), Balneário Barra do Sul (18) e Rio Negrinho (8).

O presidente da Associação e prefeito de Garuva, Rodrigo Adriany David, lamenta o número. - Neste mesmo 11 de março do ano passado jamais imaginaríamos as proporções que a pandemia poderia tomar e os diversos impactos em nossos municípios. É muito triste chegarmos hoje contabilizando mais de mil vidas perdidas para este vírus. Nos solidarizamos com os familiares e amigos que convivem hoje com a saudade de quem se foi - acrescenta.

No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a existência de uma pandemia, ou seja, a epidemia do novo coronavírus já tinha se tornado global. No dia seguinte, Santa Catarina registrava a confirmação do primeiro caso da doença no estado. A data também serve como alerta. (NSC Total).

Prefeitura estimula uso dos canais digitais de atendimento

Com o objetivo de facilitar e agilizar a vida do cidadão, a Prefeitura de Joinville informa que diversos serviços estão disponíveis de forma digital. Pelo endereço eletrônico joinville.sc.gov.br, é possível ter acesso aos atendimentos de várias áreas e dar encaminhamento às demandas relacionadas ao município, como solicitação de documentos, registros na Ouvidoria, entre outros.

O Procon, por exemplo, que atende a população presencialmente de segunda a sexta-feira, entre 10h e 16h, também está disponível pelo telefone 151 ou pelo e-mail procon@joinville.sc.gov.br, não sendo necessário o deslocamento até a unidade. No site da prefeitura, o cidadão pode conferir, em detalhes, todas as maneiras de ter acesso aos serviços municipais.

Neste momento de enfrentamento à pandemia de Covid-19, caso seja indispensável o comparecimento presencial às unidades de atendimento, a prefeitura orienta que o cidadão procure ir sozinho. O objetivo é diminuir a circulação de pessoas nos ambientes que realizam atendimento presencial, especialmente quando se tratam dos pertencentes aos grupos de risco. (Aconteceu em Joinville).

Medicamentos para tratamento da Covid-19 podem terminar em 15 dias em Joinville

O “estoque” de insumos para garantir o tratamento de pacientes com a Covid-19 é uma das principais preocupações de todo o sistema de saúde. Além da estrutura, que está sendo ampliada em Joinville, no Norte de Santa Catarina, com a implantação de mais um hospital de campanha na UPA Sul, a garantia de autonomia desses insumos, essenciais para o tratamento, está sendo reduzida.

Os medicamentos utilizados no tratamento podem terminar em 15 dias e, com isso, o município precisou iniciar ações para “substituir” esses remédios. “Temos autonomia de insumos de 30 dias, mas alguns medicamentos há autonomia de 15 dias e, por isso, já startamos outros para suprir isso”, explica o secretário.

A situação que já preocupa, pode piorar ainda mais. A aceleração do contágio e da gravidade dos casos pode tornar o cenário ainda mais assustador. Embora ainda não consiga estimar quando será o pico, o secretário prevê que a última semana de março seja ainda mais delicada no que diz respeito aos recursos.

O problema, no entanto, não é exclusividade de Joinville. Nesta sexta-feira (12), a presidente da FEHOSC (Federação das Santas Casas, Hospitais e Entidades Filantrópicas do Estado de Santa Catarina), revelou que diversos hospitais não recebem repasse de medicamentos e EPIs Estado desde janeiro. (ND Mais).

CORONAVÍRUS - Joinville confirma 685 novos casos e oito mortes

Em novo boletim nesta quinta-feira (11/3), a Secretaria da Saúde de Joinville confirmou 64.859 no total de casos de coronavírus desde o início da pandemia. Os recuperados agora somam 59.682 e, dos confirmados, 261 estão internados, 4.137 em isolamento domiciliar e 779 perderam a vida.

Foram confirmadas mais oito mortes, todos homens, com idade entre 65 e 79 anos.

A Secretaria da Saúde de Joinville também informou que já foram aplicadas o total de 19.532 primeiras doses e 5.037 segundas doses. As informações completas podem ser conferidas no Vacinômetro.

O Painel COVID-19 Joinville é atualizado diariamente, às 18 horas no site: joinville.sc.gov.br/coronavirus.

Secretaria da Saúde de Joinville realiza ajustes de rede de atendimento

Na última semana, as unidades que oferecem assistência para pacientes com casos suspeitos e confirmados de Covid-19 registraram um aumento substancial na quantidade e na complexidade dos atendimentos. Por este motivo, a Secretaria da Saúde da Prefeitura de Joinville está promovendo mudanças importantes na rede.
“Nosso objetivo é fortalecer as unidades estratégicas para que nenhum paciente fique sem atendimento. A situação é grave e exige tomada de decisões imediatas”, destaca Jean Rodrigues da Silva secretário da Saúde de Joinville.

A partir dessa sexta-feira (12), a Unidade de Pronto-atendimento (UPA) Sul passa a funcionar como um hospital de campanha, recebendo apenas pacientes com sintomas respiratórios encaminhados de outras unidades. O mesmo modelo de atendimento está sendo praticado desde a semana passada na UPA Leste, no bairro Aventureiro.

Para dar suporte como retaguarda para as UPAs, estão sendo mobilizadas as estruturas físicas e as equipes da Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSFs).

As UBSFs Costa e Silva (rua Comandante Telles de Mendonça, 65) e Aventureiro III (rua Santa Luzia, s/n) estão funcionando como retaguarda para as regiões Norte e Leste, com horário de funcionamento das 7h às 22h.

Devido ao elevado volume de atendimentos, a UPA Sul contará com duas unidades de retaguarda. A UBSF João Costa (rua José Fernandes Dias, 129) atenderá 24 horas por dia os pacientes que não apresentam sintomas respiratórios e a UBSF Boehmerwald (rua Universidade, 377) funcionará das 7h às 22h, exclusivamente para pacientes com sintomas respiratórios.

Para dar suporte à demanda de atendimento durante o fim de semana, as Unidades Básicas de Saúde da Família Costa e Silva e João Costa terão expediente no sábado e no domingo.

Em função do remanejamento de servidores para dar suporte aos atendimentos emergenciais, dez UBSFs estão sendo temporariamente desativadas. São elas: Adhemar Garcia, Ilha, Lagoinha, Nova Brasília, Parque Guarani, Parque Joinville, Profipo, Rio do Ferro, Santa Bárbara e Vila Paranaense.

Transferências de pacientes catarinenses são canceladas por lotação no Espírito Santo

Após suspender por dois dias a transferência de pacientes em tratamento contra a Covid-19 para o Espírito Santo, a SES (Secretaria de Estado da Saúde) e o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina) informaram que os transportes foram finalizados. Quase 400 pacientes aguardam leitos de UTI Covid-19 em Santa Catarina.

O estado capixaba também vive um agravamento na pandemia e, por isso, não é possível mais ceder leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) a pacientes catarinenses.

De acordo com o painel de ocupação de leitos hospitalares do governo do Espírito Santo, o total de ocupação das UTIs é de 84,5%, enquanto os de enfermaria é de 75,5%.

A expectativa inicial era de que 16 pessoas fossem transferidas para o estado capixaba, mas apenas cinco foram levadas para tratamento no Hospital Estadual Dr. Jayme Santos Neves, no município da Serra (ES), região da Grande Vitória.

Dos cinco catarinenses transferidos, quatro ainda seguem em tratamento no Espírito Santo. O primeiro a ser levado ao Estado capixaba, Daniel Pegoraro, de 34 anos, morador de Chapecó, no Oeste de Santa Catarina, morreu três dias depois de chegar ao hospital, no sábado (6).

O segundo paciente transferido foi um homem de 67 anos, também morador de Chapecó. Ele estava internado na UPA 24h (Unidade de Pronto Atendimento), segundo a Prefeitura de Chapecó. Ele chegou ao estado capixaba na quinta-feira (4).

A terceira transferência ocorreu no sábado. Uma idosa de 70 anos, que estava em aguardando um leito de UTI em São Miguel do Oeste, no Extremo-Oeste, foi a terceira catarinense com Covid-19 a ser transferida.

O quarto paciente transferido nesta terça-feira (9) foi um homem de 59 anos, que estava internado no HRO (Hospital Regional do Oeste), em Chapecó.

Já o quinto paciente não foi transportado pela aeronave Arcanjo 02 do Batalhão de Operações Aéreas (BOA) do CBMSC. O ND+ solicitou informações à SES sobre como e quando foi transferido o quinto paciente catarinense, mas não obteve retorno até a publicação. (ND Mais).

Lockdown em SC terá novas proibições no final de semana

O governo de Santa Catarina adotou novas restrições para conter a disseminação do coronavírus. Entre as proibições foram inclusas, nesta quinta-feira (11), em novo ato oficial, as atividades em piscinas coletivas, clubes sociais e marinas durante o final de semana.

As proibições passaram a valer na data de publicação. Outras atividades restringidas pela Secretaria de Estado da Saúde estão clubes esportivos, quadras esportivas, clubes náuticos e garagens náuticas.

As restrições para conter a pandemia no Estado foram estabelecidas nesta quarta-feira (10), no decreto 1.200, editado pelo governador Carlos Moisés (PSL).

Algumas medidas valem já para este fim de semana, entretanto, outras ações se estendem até sexta-feira (19).

Restrições que valem neste fim de semana

A suspensão dos serviços não essenciais permanece entre 23h desta sexta-feira (12) até as 6h da próxima segunda-feira (15), ou seja, apenas neste fim de semana. As aglomerações permanecem proibidas.

Veja quais atividades não podem funcionar em SC:

Comércio de rua;
Shopping centers, centros comerciais e galerias;
Academias e centros de treinamento;
Salões de beleza e barbearias;

Óticas, autopeças, lojas de materiais de construção: Porém, poderão funcionar em regime de plantão, com disponibilização de meios de contato não presenciais, para atendimento de urgências e emergenciais;
Cinemas e teatros;

Casas noturnas, shows e espetáculos;
Bares, pubs e beach clubs;
Cafés, pizzarias, sorveterias, lanchonetes, restaurantes e similares: permitida a comercialização de alimentos e bebidas somente no sistema de tele-entrega ou retirada no estabelecimento;
Parques temáticos, aquáticos e zoológicos;
Circos e museus;

Feiras, leilões, exposições e inaugurações: permitida a realização na modalidade visual com transmissão on-line;
Congressos, palestras e seminários: permitida a realização na modalidade visual com transmissão on-line;
Piscinas de uso coletivo, clubes sociais e esportivos e quadras esportivas;

Atendimento presencial em agências bancárias, correspondentes bancários, lotéricas e cooperativas de crédito;
Eventos sociais, inclusive na modalidade drive-in, e reuniões de qualquer natureza, de caráter público ou privado, incluídos excursões e cursos presenciais;
Serviços públicos considerados não essenciais, em âmbito municipal, estadual ou federal, que não puderem ser realizados por meio digital ou mediante trabalho remoto;

Concentração, a circulação e a permanência de pessoas em parques, praças e praias;
Calendário de eventos esportivos organizados pela Fesporte (Fundação Catarinense de Esporte);
Utilização de salões de festas e outros espaços de uso coletivo em condomínios e prédios privados;
Fornecimento de bebidas alcoólicas para consumo no
próprio estabelecimento, entre 21h e 6h. (ND Mais).

Por Ilze Moreira - Jornalista 

Conversa afinada é um programa de cunho jornalístico que vai ao ar pela Rádio 107,5 Fm, toda sexta-feira das 17h às 18h, e traz um resumo das principais notícias da semana. 

 

Demétrio Daniel dos Santos Ferreira
Obreiro da IEADJO, Locutor na Rádio 107,5 FM. Jornalista - MTB SC 6144 JP

Comentar

5 + 11 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.