Pão e Vinho X Rodízios e Coquetéis

Pão e Vinho X Rodízios e Coquetéis
26/04/2013

Harry Blamires, autor do excelente livro A Mente Cristã, afirma que “em certas classes sociais estabeleceu-se o coquetel como o principal meio de sociabilidade. Por causa da natureza do coquetel é impossível que aconteça qualquer conversa séria. A própria mecânica do coquetel exige trivialidade e jocosidade”.

As poucas palavras acima contêm uma tese radical: nossas relações sociais estão prejudicadas pelas modalidades e costumes que incorporamos ao comer.

Blamires continua, “em contraste, um jantar de requinte em que, após a refeição, forma-se um círculo íntimo em volta da lareira é uma modalidade perigosa e inflamável de sociabilidade. Pode resultar em conversa refletida em que se manifestem convicções sinceras”.

Em várias ocasiões Jesus participou de bons jantares. Conversas íntimas e palavras saborosas marcaram encontros à mesa.

Não tenho a pretensão de espiritualizar o texto, tenho a tarefa única de problematizar as relações sociais. Entretanto, não se pode negar que há algo de teológico com a comida, especialmente em relação ao tema da Comunhão. Sabemos que Jesus fez uma refeição escatologicamente memorável com seus discípulos, quando inscreveu o pão e o vinho como símbolos do seu Corpo e da Nova Aliança.

O que comemos, onde, com quem e quando são perguntas importantes para pensar um pouco sobre o sabor e o tempero de nossos relacionamentos. Amizades superficiais e encontros entediantes estão vinculados aquela comida com gosto de freezer. Gostaria de ser mais objetivo, mas temo ser criticado pelos meus amigos com quem, às vezes, divido uma porção de frituras.

Quando você ler ou assistir Festa de Babette preste atenção como ela aquece a vida do povoado com suas refeições deliciosas, especialmente a última.

Meu parco conselho é que você deixe os rodízios um pouco de lado, esqueça por algum momento a dieta forçada. Vá a sua pequena cozinha e prepare uma mesa aos seus bons amigos. Cuide do ambiente, escolha uma boa música e não se esqueça da sobremesa. Quando todos estiverem sentados, prevendo, ainda pelo cheiro, o que lhes foi preparado, diga-lhes o quanto é bom tê-los por perto e que você deseja muito estar com todos eles, em breve, nas Bodas do Cordeiro.

Comentar

2 + 2 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.