O uso de drogas pela nossa espécie é antigo e as civilizações recorriam a substâncias psicoativas, encontradas em certas plantas, para serem utilizadas em rituais religiosos. Além disso, algumas drogas, como a maconha, são utilizadas para o tratamento de doenças.
A Família
Não há como falar do usuário de drogas ou do dependente químico em recuperação, sem atentar para a família deste individuo. Ao optar por reunir-se com os “amigos” para usar, ou simplesmente perambular pelas ruas atrás de sua droga de preferência, o usuário, despido de qualquer noção de dignidade ou de exposição, carrega consigo o pai, a mãe, a esposa e, possivelmente, mais um ou dois parentes próximos. Evidentemente, não me refiro ao sentido literal da palavra. Refiro-me sim, ao fato destes familiares, muitas vezes, ficarem expostos como o próprio usuário fica, de terem perdas como eles têm, de correrem riscos e de ficarem vulneráveis como eles ficam e de adoecerem, até mesmo cronicamente, como eles adoecem. A prevenção funciona melhor quando o filho tem certeza que os pais se interessam de verdade pela vida dele. “É fatores protetores esse interesse dos pais pelos amigos, pela vida do filho".
Este é para 2014, o grande desafio da Comunidade Desafio Jovem Shalon de Joinville, que está ligado a um dos projetos sociais da Igreja Evangélica Assembléia de Deus, hoje com mais de 30 mil membros na cidade e um importante projeto de, investir no tratamento, atenção e principalmente na prevenção as drogas.
O Pr. Presidente da IEADJO Sérgio Melfior, deu posse no final de 2013 a nova diretoria da entidade, formada por 10 membros onde o presidente é o profissional liberal, Mário José Pereira que já possui experiências nesta área pois há 6 anos está envolvido com dependentes químicos, fazendo internações, tirando das ruas aqueles em estado mais sério e ajudando a diversas entidades terapêuticas não só de Joinville, região como do estado vizinho do Paraná. Para este ano de 2014, o Desafio Jovem Shalon que por sua história de mais de 30 décadas, vai investir fortemente no trabalho de prevenção as drogas. O final de 2013, o presidente e mais alguns diretores da entidade estiveram na empresa LUZVILLE (empresa de comércio e instalações elétricas ) com mais de 300 funcionários, ministrando palestra educativa sobre os problemas do uso de drogas e suas conseqüências. Um outro projeto que vai movimentar os setores da saúde, segurança pública, poder executivo municipal e demais envolvidos, será o evento de cadastramento das famílias que possuem dependentes químicos, onde será possível conhecer a realidade do problema das drogas na cidade e sua devastadora destruição familiar.
Prevenção é um grande desafio
Prevenção: Prevenir quer dizer: "preparar; chegar antes de; evitar (um dano ou um mal); impedir que algo se realize". È neste caminho que o Desafio Jovem Shalon está caminhando, para que o trabalho e internações e tratamento diminuem, caso contrário, não haverá espaços para tanta gente doente das drogas, afirma o presidente da entidade. Se o jovem vem de uma família desorganizada, mas encontra em sua vida um grupo comunitário que faz seu asseguramento, oferecendo-lhe alternativas de lazer e de desenvolvimento de habilidades pessoais, pode vir a ter uma nova esperança e não chegar a se envolver com as drogas. A educação e a família cumprem papéis fundamentais no combate as drogas e o Desafio Jovem Shalon busca projetos neste sentido para beneficiar crianças, adolescentes e jovens.
Comentar