Aconteceu na noite da última sexta-feira, dia 21 de fevereiro, a abertura oficial da 4ª oficina geral de discipulado. O evento é promovido pelo departamento de discipulado da AD Joinville.
A noite de ontem teve casa cheia no templo sede da AD Joinville. Mais de 1200 pessoas, vindas de todas as congregações da cidade encheram bancos e corredores do templo.
A abertura oficial foi feita pelo Pr. Presidente da igreja, Pr. Sérgio Melfior. Após realizar a oração de abertura o presidente da igreja passou a administração dos trabalhos ao coordenador geral do departamento de discipulado da igreja, Pr. Joary Carlesso.
A responsabilidade de conduzir a música da noite foi dada ao cantor Éder Carvalho. Após louvores iniciais, o Presbítero Éder Carvalho entoou com toda igreja o hino de número 484 da harpa cristã, hinário oficial das Assembléias de Deus no Brasil.
Feitas as apresentações, a palavra foi devolvida ao presidente da igreja, responsável pela primeira palestra do evento. Em suas palavras, o pastor Sérgio agradeceu a todos os discipuladores do campo pelo dedicado trabalho realizado ao longo do último ano. Enfatizou que nossos batismos “refletem o dedicado trabalho de cada discipulador”. Em seguida, o pastor da igreja leu o ofício da câmara de vereadores de Joinville, de autoria do vereador Lioilson Correia, onde a câmara municipal parabeniza a AD em Joinville pelo grande projeto “Uma Bíblia em cada casa” e agradece a igreja pela expressão “Abençoando Joinville”, com a qual a igreja tem levantado orações em favor da cidade e promovido cultos e campanhas evangelísticas em todos os bairros. Após a leitura do ofício, o pastor presidente convocou a igreja para uma ardente oração abençoando Joinville. Este foi um momento especial de clamor a Deus em favor do município joinvilense.
Tendo orado com toda igreja, o pastor Sérgio leu em Atos dos Apóstolos capítulo 1 e versículo 8. Em sua rica e profunda palestra, o pastor da igreja disse que o livro de Atos “registra o progresso do cristianismo, desde a capital do judaísmo, Jerusalém, até a capital do paganismo, Roma”. A perseguição dispersou os crentes cheios do Espírito Santo por todo mundo. Eles, no entanto, tinham um só objetivo, o de falar de Jesus a todos. Assim, afirmou o presidente, aqui em Joinville, “todo o povo de Deus está mobilizado em torno de um só objetivo: ganhar almas para o reino de Deus”. Qual é a maior necessidade de todo discipulador? Pr. Sérgio respondeu em sua palestra: “o discipulador precisa acreditar no poder de Deus”. Não pode duvidar, não deve desacreditar, deve crer com todas as suas forças no poder de Deus. Assim, “suas palavras serão como fogo, e seus ouvintes como lenha”. Aos discipuladores, convém salientar, “o evangelho está em nossas mãos. Nós temos que levar Deus as pessoas. Orando e jejuando ficamos fortes e cheios de Deus para a realização de sua obra”, concluiu o presidente.
Finalizada a palestra do presidente da igreja, a palavra foi franqueada ao Diácono Marco Aurélio Bittencourt, líder do discipulado da igreja sede da AD Joinville. Sua palestra foi profunda e sua prédica enriquecedora. Afirmou estar lendo a bíblia sob a perspectiva do cuidado, e isso, faz toda diferença na percepção de diversos textos bíblicos. Falando sobre a importância do Cuidado ao novo convertido, Marco Aurélio argumentou que toda bíblia converge para a salvação da humanidade. Todavia, quando se lê a bíblia na perspectiva do cuidado, percebe-se que, além da salvação encontrada em João capítulo 3 e versículo 16, o cristão lerá sobre a importância de cuidar das pessoas em 1ª de João capítulo 3 e versículo 16. E ainda, nas palavras do Dc. Marco Aurélio, a rica contribuição da ideia de cuidado em Gênesis capítulo 2 e versículo 15. Neste trecho bíblico, a escritura ensina que o homem foi posto no jardim para cuidá-lo e cultivá-lo. De fato, o cuidado também está por toda bíblia. Desenvolvendo seu raciocínio, o palestrante lembrou que, segundo o evangelho de Lucas, capítulo 14 e versículo 15, não existe cuidado sem relacionamento, por isso, o discipulado passa pela fundamental fase do curso bíblico de 12 encontros, contudo, sem restringir-se a ela, vai além. Demanda relacionamento longo, paciente e dedicado, a fim de aperfeiçoar a vida do novo convertido a partir do cuidado a ele dedicado. E finalmente, com a figura do pai na parábola do filho pródigo, o pregador lembrou que o cuidado faz parte da forma como Deus recebe os que a Ele se chegam, e que nós, os discipuladores de hoje, devemos fazer o que fez o pai, receber, abraçar e cuidar de cada pessoa que se entrega a Cristo.
Sim, a 4ª oficina geral de discipulado está apenas começando. Ainda há muito para acontecer. Muito aprendizado a ser alcançado, muito crescimento a ser experimentado. O evento continua hoje a tarde e a noite e também no domingo, com as palestras dos pastores Carlos Coutinho, Rogério Graviesky, Joary Carlesso e Mário Sérgio.
Se você ainda não se inscreveu, venha, inscreva-se e participe. Torne-se um discipulador e Deus usará você para abençoar Joinville.
Fotos na Fanpage Oficial da IEADJO
Texto: Pr.Esdras Carvalho.
Fotos: Eliel Xavier Soares
Comentar