Conversa Afinada: Principais notícias da semana

Conversa Afinada: Principais notícias da semana
20/08/2021

 

 

Com antecipação 3,9 milhões de doses, previsão de chegada de vacinas Covid-19 aumenta para 68,8 milhões em agosto

Depois de ultrapassar a marca de 200 milhões de doses de vacina Covid-19 distribuídas para todo o Brasil, têm mais vacinas chegando por aí.

O Ministério da Saúde conseguiu antecipar a chegada de mais 3,9 milhões de doses para o mês de agosto. Com a nova previsão de entregas, publicada nesta quinta-feira (19), o mês deve fechar com 68,8 milhões.

Por conta da antecipação de doses, a expectativa é que os laboratórios entreguem 62,6 milhões de vacinas no mês de setembro. São 131,4 milhões de doses em dois meses.

Para o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, a antecipação de doses mostra o empenho do Governo Federal de vacinar toda a população adulta, com pelo menos uma dose, até o fim de setembro. “Todas as ações são planejadas de maneira cuidadosa. Avançamos muito, e vamos avançar ainda mais. Peço que a população brasileira confie no Ministério da Saúde, porque nós estamos trabalhando de maneira diuturna para que a nossa campanha seja um sucesso”, destacou o ministro.

Até o momento, 207,1 milhões de doses já chegaram aos estados e municípios para uma campanha de vacinação forte e célere. Dessas, 168 milhões já foram aplicadas, sendo 117 milhões de primeira dose e 51,1 milhões de segunda dose ou dose única da vacina. (gov.br)

"Texas brasileiro’: Joinville ganha apelido de deputado por sediar feira de armas

Cidade das flores, das bicicletas, dos príncipes e, agora, “Texas brasileiro”. O apelido foi dado a Joinville, no Norte de Santa Catarina, pelo deputado federal Eduardo Bolsonaro (PSL), que está na cidade participando da primeira feira de armas do país.

A Shot Fair Brasil foi aberta na noite de quinta-feira (19) e traz à cidade palestras e exposições sobre o tema. Além de Eduardo, o evento também contou com a participação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que foi convidado, mas não pôde vir e, assim, falou por telefone na abertura.

Também estavam presentes na abertura da feira o prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo), e a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr (PSL).

Entrada de crianças está proibida na feira de armas em Joinville

Conforme determinação do TJSC (Tribunal de Justiça de Santa Catarina), a entrada de crianças está proibida na feira de armas em Joinville.

Já adolescentes com 14 anos ou mais podem participar, desde que sejam praticantes de tiro esportivo e visitem apenas categorias que tenham relação com a prática.

O promotor de Justiça Eder Cristiano Viana ressaltou que o ECA (Estatuto da Criança e do Adolescente) proíbe a venda de armas, munições e explosivos a crianças ou adolescentes.

Ele também afirmou que a natureza do evento não contribui para o desenvolvimento e preparo da cidadania de crianças e adolescentes. (NDMais).

Médica de Joinville participa de estudo inédito no Brasil sobre Covid-19

A médica Miriam Cristine Vahl Machado, intensivista do  (Centro Hospitalar Unimed) em Joinville, participou de um estudo inédito sobre Covid-19 no Brasil.

Ela foi coautora da pesquisa, que foi publicada no Jama (Jornal da Associação Médica Americana), uma das revistas científicas de medicina mais conceituadas do mundo.

O estudo envolveu 75 Unidades de Terapias Intensivas do Brasil com mais de 11 mil pacientes incluídos. A proposta era avaliar se a infusão de fluidos de forma lenta seria melhor do que a infusão rápida.
“Este é um dos maiores estudos clínicos envolvendo pacientes críticos realizados no mundo”, comenta Miriam.

“A intervenção de administrar fluidos é uma das mais comuns no tratamento destes pacientes, por isso, o estudo é muito importante”, complementa.

Segundo a médica, a pesquisa responde a uma dúvida frequente na prática clínica diária dos médicos intensivistas. ” Além disso, coloca o Brasil em um ponto de destaque na pesquisa científica no mundo”, ressalta. (NDMais).

Variante Delta em SC: entenda os novos riscos com a transmissão comunitária

A transmissão comunitária da variante Delta do coronavírus foi confirmada em Santa Catarina nesta quinta-feira (19). Com o registro de mais sete casos de infecção pela cepa, o Estado soma, até o momento, 43 casos da Delta em 23 municípios catarinenses.

Desse total, 26 casos são considerados autóctones (de transmissão dentro do Estado), sete casos importados (transmissão fora do Estado) e 10 estão em investigação sobre o local provável de infecção. Dos 43 casos, dois evoluíram para mortes.

A transmissão comunitária da variante Delta no Estado quer dizer que não foi possível ligar o caso confirmado a um indivíduo infectado fora do Estado. A infecção, portanto, ocorreu dentro do território catarinense.

Sobroza de Mello diz que quando a transmissão não é comunitária, é possível bloquear o contágio, isolando as pessoas que tiveram contato com o infectado para evitar que a variante se espalhe.
“Na medida em que há transmissão comunitária isso significa uma transmissão fora de controle das autoridades, ou seja, a tendência da variante é de se espalhar ainda mais”, afirma.

Riscos e vacinação

O professor da Unisul expõe que as pessoas que tomaram apenas uma dose da vacina contra a Covid-19 não estão protegidas contra a variante Delta. Com a segunda dose, os imunizantes oferecem proteção suficiente contra essa cepa do coronavírus.

Para o especialista, o cenário de transmissão comunitária da variante Delta acende o alerta não só para a importância de completar o esquema vacinal, como também para a necessidade de acelerar o processo de imunização da população. (NDMais).

Ex-presidente da Fecam e empresários são condenados a mais de 50 anos de prisão

Orildo Antônio Servegnini, ex-prefeito de Major Vieira e também ex-presidente da Fecam, seu filho Marcus Vinicius Brasil Servegnini e os empresários, Décio Pacheco e Décio Pacheco Júnior, foram condenados, nesta quinta-feira (19), pelo juízo da Vara Criminal da comarca de Canoinhas, a mais de 50 anos de prisão por crimes de organização criminosa, corrupção, fraudes à licitação e lavagem de dinheiro.

Os fatos criminosos foram investigados na chamada operação Et Pater Filium, desenvolvida pela Subprocuradoria-Geral para Assuntos Jurídicos em conjunto com o GEAC, GAECO e Polícia Civil de Canoinhas, que teve a sua primeira fase deflagrada em 31 de julho de 2020.

A denominação da investigação faz referência as duas duplas de pais e filhos integrantes do esquema criminoso, que envolvia o desvio de valores públicos após o direcionamento e superfaturamento de obras públicas de engenharia.  Os valores desviados eram ocultados das autoridades públicas por atos de lavagem de dinheiro, tais como a transferência de imóveis para nome de terceiros.

Além da pena de prisão, os acusados Orildo e Marcus, que estão presos há um ano, foram também condenados ao pagamento de R$ 5.710.620,67, a título de danos morais coletivos reconhecidos em favor do Município de Major Vieira, com juros e correção monetária.

Marcus ainda perdeu o cargo público de agente de turismo que ocupava no município de Major Vieira.

A pedido do Ministério Público, ainda foi decretada a perda em favor do Estado de Santa Catarina de bens apreendidos durante a operação, entre os quais terreno, veículo e dinheiro em espécie encontrado na casa de Orildo e Marcus. A decisão é passível de recurso. (NDMais).

Apoiadores de Bolsonaro em Joinville são surpreendidos pela Polícia Federal nesta sexta-feira

A Polícia Federal cumpriu, na manhã desta sexta-feira (20), mandados de busca e apreensão expedidos pelo Supremo Tribunal Federal em vários estados brasileiros, inclusive em Santa Catarina.

"O objetivo das medidas é apurar o eventual cometimento de crime de incitar a população, através das redes sociais, a praticar atos violentos e ameaçadores contra a Democracia, o Estado de Direito e suas Instituições, bem como contra os membros dos Poderes", informou a PF.

Dos mandados, que foram expedidos pelo ministro Alexandre de Moraes, seis foram cumpridos em Santa Catarina.

Ainda, no Distrito Federal (1), São Paulo (2), Rio de Janeiro (1), Mato Grosso (1), Ceará (1) e Paraná (1). Um deputado federal é um dos alvos.

Um dos mandados foi cumprido em Joinville, na casa de Marcos Antônio Pereira Gomes, conhecido como “Zé Trovão”.

Zé Trovão vinha apoiando uma paralisação nacional para o dia 7 de setembro nas redes sociais. Ele publicou um vídeo falando sobre a presença da Polícia Federal na casa dele.

Outro mandado foi cumprido em Joinville na residência de Turíbio Torres, que também vem defendendo os atos programados para o feriado.

Em São Francisco do Sul, um mandado foi cumprido na casa de Juliano Martins, que também se posiciona nas redes sociais contra o STF.

Os procedimentos de busca e apreensão servem para coletar documentos, celular e outros dispositivos eletrônicos que estejam relacionados ao inquérito presidido pelo ministro Alexandre de Moraes. (OCP News).

Coronavírus: Joinville confirma 350 novos casos e duas mortes

Em novo boletim nesta quinta-feira (19/8), a Secretaria da Saúde confirmou 105.149 no total de casos positivos de Covid-19 desde o início da pandemia. Os recuperados agora somam 102.042 e, dos confirmados, 221 estão internados, 1.184 em isolamento domiciliar e 1.702 perderam a vida.
Foram confirmadas mais duas mortes: uma mulher, de 78 anos, e um homem, de 89 anos.

A Secretaria da Saúde também informou que já foram aplicadas o total de 327.276 primeiras doses e 134.674 segundas doses ou doses únicas. As informações completas podem ser conferidas no Vacinômetro.

O Painel Covid-19 Joinville é atualizado diariamente, às 18 horas no site joinville.sc.gov.br/coronavirus. (PMJ).
 

Por Ilze Moreira - Jornalista 

Conversa afinada é um programa de cunho jornalístico que vai ao ar pela Rádio 107,5 Fm, toda sexta-feira das 17h às 18h, e traz um resumo das principais notícias da semana. 

Demétrio Daniel dos Santos Ferreira
Obreiro da IEADJO, Locutor na Rádio 107,5 FM. Jornalista - MTB SC 6144 JP

Comentar

2 + 0 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.