No passado, a conhecida Estrada Mildau, lateral da SC-301, no distrito de Pirabeiraba, era povoada somente por agricultores e por uma família de madeireiros.
Com o tempo, as moradias se multiplicaram com a divisão das propriedades dos antigos moradores entre seus filhos para a construção de casas.
Essa prática gerou uma comunidade parcialmente urbanizada onde ainda respira-se o ambiente típico das comunidades do campo.
Em 1970, quando foi criada a Sociedade União Mildau, a estrada ficou mais conhecida com a promoção das suas famosas festas típicas e um aguerrido time de futebol, que deram notoriedade ao local.
Em meio às transformações na Estrada Mildau, a Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville – IEADJO, implantou uma das suas congregações na localidade.
A princípio era uma pequena e simples igreja de madeira como se vê na foto da década de 1980.
Na recordação, gentilmente cedida pelo Presbítero Ilário Hardt, podemos ver o belo trabalho infantil desenvolvido na gestão do irmão Hardt à frente do povo de Deus na região.
Foi a sua saudosa esposa, a irmã Melita Voos Hardt, professora da classe “Amigos de Jesus”, que coordenou o encontro da garotada e organizou a turminha para a foto que entraria para a história.
Atualmente, a IEADJO na Estrada Mildau possui uma bela igreja de alvenaria com casa pastoral e é sede do Setor 49 no campo eclesiástico de Joinville.
Para a glória de Deus, o evangelho segue prosperando na Cidade dos Príncipes!
Por Mario Sérgio de Santana – presbítero, professor, historiador e editor do blog Memórias das Assembleias de Deus.
Comentar