Conversa sobre Vocação

Conversa sobre Vocação
08/06/2016

Decidir a profissão ou qual faculdade cursar é uma das decisões mais importantes que fazemos entre os 16 e 20 anos. Nos últimos anos tem chegado até nós uma avalanche de informação que ao invés de informar, na verdade traz um caos de dúvidas e inquietações na mente de nossos jovens.
Existe também a pressão dos pais, amigos, as tendências do mercado de trabalho e o medo de perder tempo e dinheiro em algo que na verdade não gostamos.
Não somente nossos filhos, mas pessoas de diversas idades questionam qual o significado ou sentido do que fazem profissionalmente e ministerialmente. Como resolver essa questão?
Uma das definições da palavra vocação[1] é voz que chama para ação, voz interior que nos chama para uma atividade necessária no mundo. Partindo de uma perspectiva bíblica, podemos afirmar que fomos criados pela decisão e vontade divina (Tiago 1:18). Se não somos frutos do acaso ou do destino – mentalidade grega[2] – então fomos criados com um propósito. Se estamos aqui por uma causa, o próprio Deus se encarrega de nos dar ferramentas e habilidades para cumprir essa tarefa! (Tiago 1:17). O apóstolo Tiago nos convida inclusive a pedirmos sabedoria a Deus (Tiago 1:5).
Para ouvir sua voz interior e descobrir o seu chamado, comece reservando um tempo para si, sem distrações[3] e faça algumas listas:

  • O que você gosta de fazer;
  • O que você não gosta de fazer (saber o que não lhe agrada é meio caminho percorrido);
  • O que as pessoas lhe pedem para fazer (quem convive com você sabe no que você é bom!)

Acredito que todos nós temos um conjunto de habilidades que podem ser usados em um determinado conjunto de áreas. Outras questões também são importantes como o quanto você se importa com os problemas do próximo (serviço), opinião das pessoas (status, prestígio) e dinheiro (status social).
Nos versos 6 – 8 do capítulo 1 da carta de Tiago, somos exortados a não termos a mente dividida, instáveis, querer algo hoje e mudarmos de opinião no dia seguinte, pois dessa forma não receberíamos sabedoria de Deus. Converse com o Senhor em oração, descubra e invista no seu chamado. Tenho certeza que Deus vai realizar os Seus propósitos na sua vida para a edificação do Seu Reino e para Sua Glória!

Pb. Mario Gonçalves
(47)9925-9571 Facebook: https://www.facebook.com/MARIOamaSUELI
Professor da Rede Estadual de Ensino/Pré-Vestibular Operação SaberA+
Graduado em História, pós-graduando em Engenharia da Qualidade
Professor da EBD, membro da AD João Costa – Joinville/SC

 
[1] Vocação é um termo derivado do verbo no latim “vocare” que significa “chamar”. Pode ser entendido também com uma inclinação, uma tendência ou habilidade que leva o indivíduo a exercer uma determinada carreira ou profissão.
[2] O Destino ou Fato fazia parte da Mitologia e pensamento grego, onde acreditava-se que estaríamos a mercê de um destino cego e impessoal, irrevogável, predito por uma ordem superior.
[3] Quanto tempo faz que você não fica sozinho com Deus? Sem telefone, internet, revistas, televisão, redes sociais, ou seja, sem interrupções!
eliseu.melfior
Eliseu Melfior
Casado com Janaina e pai do Matheus. III Vice-Presidente da Igreja Evangélica Assembleia de Deus de Joinville, Pastor filiado a CIADESCP e CGADB, Bacharel em Sistemas de Informação pela UNIARP, Pós-Graduando em Aconselhamento Cristão pela REFIDIM, Atualmente Pastoreia o Setor 18 - Bom Retiro, e atua como Coordenador de TI na IEADJO | | facebook.com/PastorEliseuMelfior

Comentar

8 + 0 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.