Grupo de Inclusão de Pessoas com Deficiências da IEADJO lança projetos

Grupo de Inclusão de Pessoas com Deficiências da IEADJO lança projetos
25/07/2019

Na última segunda-feira (22/07) aconteceu a primeira reunião oficial do Grupo de Inclusão de Pessoas com Deficiências da IEADJO, sendo que a pauta foi transcrita em braille para os membros cegos poderem estar cientes das atividades.

Nessa primeira reunião a equipe lançou inúmeros projetos que serão colocados imediatamente em prática.

O grupo inicialmente chamado de EDIN (Evangelismo, Discipulado e Inclusão) é uma iniciativa da IEADJO, presidida pelo Pr. Sérgio Melfior, e vinculado ao Departamento de Discipulado, coordenado pelo Pr. Joary Jossué Carlesso. O Grupo é liderado pelo Pb. Fabiano Batista e conta com pelos menos 25 membros, na maioria pessoas com deficiências ou familiares, que estarão liderando o trabalho de inclusão nas mais diversas frentes.

O trabalho da equipe de inclusão iniciará oficialmente na recepção e acomodação de pessoas com deficiências nos grandes eventos da IEADJO: o Congresso de Missões Siloé (16 a 20/08), no Centreventos Cau Hansen, e Congresso Discipulado para o Brasil (20 a 22/09), no Templo Sede da IEADJO. Além disso inúmeras outras atividades serão desenvolvidas, como:
- Criação do cadastro unificado de todos os deficientes físicos e intelectuais da IEADJO: a ser ampliado no sistema da Igreja e treinamento das secretarias do Campo.
- Oficina de Capacitação para acomodadores e recepcionistas: que vai treiná-los para recepcionar e acomodar os deficientes. Data: 10/08 às 14h no Templo Sede, com coffee-break.
- Workshops de Inclusão: serão realizados para as equipes de inclusão da sede e dos setores, sobre como incluir os diversos tipos de pessoas com deficiências: surdos, cegos, autistas, deficientes físicos (cadeirantes), doenças raras e outros, com palestrantes que são referências nestas áreas e com os próprios membros da equipe. Datas a serem definidas.
- Curso para intérpretes de LIBRAS e líderes de inclusão: com objetivo de formar nos próximos meses pelo menos 01 intérprete de LIBRAS por setor, que esteja disponível para o trabalho de inclusão imediatamente. Início em setembro, com turmas nas quartas-feiras e aos sábados.
- Participação no Dia da Empregabilidade: em parceria com a rede inclusão do COMDE, o Grupo vai ajudar na área de interprete e registros, no dia 28/09 das 9h às 15h.
- Culto alusivo: está pré-agendado para o dia 11/10, em local ainda a ser definido, e contara com a presença de pessoas com deficiências, familiares e convidados.

O grupo já está trabalhando na transcrição dos textos, convites, lições de discipulado e certificados em braille para inclusão dos cegos, além da preparação de materiais audiovisuais, em libras, para o discipulado para surdos.

O Grupo de Inclusão está disponível para dar apoio a todas as pessoas com deficiências da comunidade, em parceria com instituições já tradicionais em nossa cidade. O objetivo é dar suporte espiritual e fazer com que todos se sintam capazes de fazer a obra de Deus e incluídos plenamente na Igreja, o Corpo de Cristo.

Contato: (47) 98450-8956 - Pb. Fabiano.

*** Por Pr Joary Jossué Carlesso

Demétrio Daniel dos Santos Ferreira
Obreiro da IEADJO, Locutor na Rádio 107,5 FM. Jornalista Responsável - MTB SC 6144 JP

Comentar

3 + 5 =
Para evitarmos "spams". Resolva esta simples operação matemática. Exemplo: 1+3, digite 4.