Para completar o ciclo de atividades realizadas durante o mês de setembro, no dia (27), foi realizado o “Se Liga Especial Setembro Amarelo", palestra organizada pela União dos Adolescentes da Igreja Assembleia de Deus em Joinville – IEADJO.
O “Setembro Amarelo”, campanha de conscientização e alerta contra o suicídio, movimentou praticamente todos os departamentos da IEADJO, presidida pelo Pastor Sérgio Melfior. Ao longo do mês, vários eventos foram realizados para chamar a atenção de todas as faixas etárias sobre o suicídio, suas causas e prevenção.
Para falar sobre o tema o médico e psiquiatra, Dr. Rodrigo Assunção, foi o convidado.
O evento que reuniu um grande número de adolescentes do campo de Joinville foi dirigido pelo Coordenador Geral da UNIAADJO, Pastor Aloísio Lucas e contou com a presença do Pastor Rogério Gravieski, ex-coordenador do departamento e atual Coordenador do Departamento de Casais Ágape.
Na oportunidade o Coordenador regional da UAADESCP – União Dos Adolescentes Da Assembleia de Deus de SC e Sudoeste do Paraná, Pastor Manaceses Adão prestigiou a palestra.
Também esteve presente o Pastor Adriano Bento, dirigente do templo sede e demais lideranças do departamento.
Os adolescentes da IEADJO Parque Guarani apresentaram uma encenação sobre o tema que chamou a atenção dos participantes, já que tratava da importância do relacionamento com Deus para vencer os dias maus.
APRENDENDO A LIDAR COM AS FRUSTAÇÕES
O Dr. Rodrigo Assunção abordou como tema central de sua palestra o evangelho de João, 10.10 onde declara que “O ladrão vem apenas para furtar, matar e destruir; eu [Jesus] vim para que tenham vida, e a tenham plenamente”.
Segundo o médico psiquiatra, só em Joinville são registrados de 3 a 4 suicídios por mês e para cada suicídio, são realizadas pelo menos 10 tentativas. Conforme o especialista, são números assustadores que atingem principalmente adolescentes e crianças.
Durante uma reunião da Comissão de Saúde da Câmara de Vereadores de Joinville, a Coordenadora da Equipe Multidisciplinar do Hospital Infantil Jessé Amarante Faria, apresentou dados de 2018. Naquele ano foram realizadas 285 internações e, destas, 137 foram por tentativa de suicídio. “O problema é sério e um dos fatores, afirma o palestrante, é por causa das frustações que não sabemos lidar”.
O que é Frustração?
Frustração é um sentimento, uma emoção que ocorre quando algo que era esperado não ocorreu.
Outro ponto abordado foi sobre a superproteção dos pais nos tempos atuais, que acaba impedindo o crescimento dos filhos e as possibilidades de ter que enfrentar as adversidades com responsabilidade.
Veja mais fotos clicando aqui!
LEIA TAMBÉM: UMADJO/Chi Alpha realiza palestras em escolas e universidades de Joinville
Comentar