Prefeitura de Joinville aplica multa para quem desrespeitar isolamento
A Prefeitura de Joinville lançou uma nova portaria sobre a operacionalização da medida de isolamento determinada pela Portaria GM/MS nº 454/2020. A portaria confere multa fixada entre R$ 3,3 mil e R$ 6 mil (11 a 20 Unidades Padrão Municipal, UPMs) para quem não respeitar isolamento domiciliar.
Com a nova medida, a fiscalização do cumprimento das medidas de contenção da transmissibilidade da Covid-19 será ampliada às pessoas com casos suspeitos ou confirmados da doença, que se encontram em situação de isolamento domiciliar. O objetivo é impedir a circulação destas pessoas, para evitar a propagação do vírus.
Agendamento para tratamento precoce em Joinville, inicia neste sábado
O agendamento para atendimento do centro de tratamento precoce do coronavírus será possível a partir deste sábado (15). A Secretaria de Saúde de Joinville vai divulgar como será o procedimento para agendar, pela internet, a visita ao espaço instalado junto ao centro de triagem do bairro Vista.
O público do novo centro é de pessoas com sintomas leves – será possível fazer a testagem e receber medicamentos como cloroquina e azitromicina, caso seja essa a avaliação médica.
Os primeiros atendimentos devem ocorrer a partir de segunda-feira (17/08). O centro de tratamento precoce, como já adiantado pela secretaria, será para aproximar quem está interessado nos medicamentos de quem faz a prescrição, desde que seja esse o entendimento médico.
Joinville suspende circulação de ônibus por mais sete dias
A mesma portaria também autoriza, pelo mesmo período, a circulação de motocicletas e motonetas nas faixas exclusivas para ônibus em Joinville.
Segundo a prefeitura, a medida é embasada no cenário de propagação do coronavírus na cidade. O registro de 13 de agosto mostra ocupação de 91% dos leitos de UTI voltados ao tratamento exclusivo de pacientes acometidos de Covid-19. Por isso, a necessidade da prorrogação da medida preventiva.
Covid-19: ANS decide que planos de saúde devem cobrir teste sorológico
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) decidiu na quinta-feira (13), em reunião da Diretoria Colegiada, que os planos de saúde têm de cobrir os testes sorológicos para identificação do novo coronavírus, que causa a Covid-19.
Esse tipo de teste identifica a presença dos anticorpos IgA, IgG ou IgM no sangue do paciente, produzidos pelo organismo após exposição ao vírus e também é conhecido como teste rápido. Segundo a ANS, a decisão foi tomada após a agência “concluir análise técnica das evidências científicas disponíveis e promover amplo debate sobre o tema com o setor regulado e a sociedade”.
82ª Festa das Flores é cancelada em Joinville por causa da pandemia
A 82ª edição da Festa das Flores de Joinville foi cancelada por causa da pandemia do novo coronavírus. O anúncio foi feito pela prefeitura e pela Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídea (Ajao). Um dos eventos mais tradicionais da cidade, a festa estava prevista para acontecer de 17 a 22 de novembro, na Expoville.
Como é um evento que atrai grande público – foram 98 mil visitantes em 2019 – as medidas preventivas para evitar a propagação da doença indicam a não realização de eventos que causam aglomerações. O planejamento da 82ª da Festa das Flores, que teria como temática “As Quatro Estações”, estará concentrado agora para 2021.
Conversa afinada é um programa de cunho jornalístico que vai ao ar pela Rádio 107,5 Fm, às sextas-feiras das 17h às 18h, e traz um resumo das principais notícias da semana.
Por: Vitor Daufenbach - Graduando em Jornalismo
Comentar