A Assembleia de Deus Joinville (IEADJO), presidida pelo Pr. Sérgio Melfior, por meio de seu Departamento de Discipulado, coordenado pelo Pr. Joary Carlesso, realizou de 16 a 18 de setembro, no “Centreventos IEADJO”, na Estrada Arataca, o 9º Congresso de Discipulado para o Brasil.
O congresso visa o despertamento, a capacitação e a formação continuada de discipuladores e líderes de discipulado. Seguindo a temática anual da igreja, o tema abordado foi “Todos por uma vida mais missional”.
Esta edição reuniu mais de 1.600 pessoas presencialmente, de 44 cidades do Brasil, 14 estados, além dos representantes do Paraguai e de Portugal.
Confira as regiões que marcaram presença:
Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Bahia, Rio Grande do Norte, Maranhão, Pará, Amapá, Rondônia, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul.
Portugal e Paraguai
Além disso, o evento recebeu uma caravana da Bahia, liderada pelo Pr. Carlito Machado Fiel, Presidente da AD em Itabuna, que foi acompanhado de pastores presidentes e líderes do Conselho de Discipulado Dinâmico da CEADEB.
O congresso foi dividido em três eventos simultâneos: as plenárias gerais sobre “Evangelismo e Discipulado”, o “Workshop Chi Alpha” - voltado para o evangelismo e discipulado de adolescentes, jovens e universitários e o “Discipulado Infantil”. Todas elas foram transmitidas online para os inscritos.
Confira os destaques:
A abertura
Na sexta-feira, às 19h, o Pastor Sérgio Melfior deu abertura ao evento trazendo rapidamente uma palavra sobre “O amor como base do Discipulado”. O presidente da IEADJO reforçou que o fundamento e a maior estratégia do discipulado é o ato de aprender a amar o próximo como Cristo nos ama.
De acordo com ele, o discipulador precisa aprender a chorar com os que choram e se alegrar sempre que uma alma se converter a Cristo. “Você é dotado de amor porque o Espírito Santo colocou isso em sua alma”, afirmou.
Na sequência, ele passou a palavra para o Evangelista Paulo Gonçalves, secretário de Evangelismo e Discipulado da Assembleia de Deus de Cacoal (RO). O evangelista deu início à plenária trazendo o conceito de discipulado e evangelismo através de uma observação sistemática.
Reforçou algumas vezes que o discipulador precisa ter, de maneira bem clara, o significado de cada ação desenvolvida nessas áreas, memorizando quatro características: 1 - O evangelismo é o planejamento; 2 - A evangelização é o processo de ganhar a alma; 3 - A integração facilita a entrada; 4 - O discipulado educa.
“O que difere a Grande Comissão do evangelismo é que a Grande Comissão é a ordem para a execução das tarefas da evangelização, integração e do discipulado dentro das igrejas”, comentou.
Segundo dia de evento
No sábado, o Pastor Joary Carlesso, Presidente da Comissão de Planos e Estratégias de Evangelismo e Discipulado da CGADB, deu início ao evento às 9h ministrando uma oração, seguindo de louvores durante a chegada dos participantes.
Em seguida, o Pastor Marcelo Oliveira, chefe do Setor de Educação Cristã da CPAD (RJ), assumiu a Plenária abordando o assunto “Fundamentos Bíblicos e Pedagógicos do Discipulado”.
Pastor Marcelo deu início a palestra, abordando o livro de Deuteronômio 6.4-9, que remonta às primeiras raízes do discipulado em família como método principal de transmissão dos valores divinos ensinados por Deus para a próxima geração.
“Temos um desafio de atingir o ser humano com a mensagem da Palavra de Deus de modo que fale ao coração”, reforçou.
No segundo período da manhã, Pastor João Alberto, autor dos Estudos da Bíblia do Mestre Discipulador, de Belém/PA, foi o responsável por aplicar a Palavra, com o tema “O discipulador e a prática do discipulado".
O palestrante reforçou que toda estrutura se firma em alguma base e o discipulado carece de alicerce forte e muito bem planejado para nele se apoiar. “Nós precisamos pescar, mas também tratar os peixes”, fazendo uma analogia ao fato que não basta ganhar almas, mas é necessário discipulá-las.
Já no período da tarde, o Pastor Lisandro Bacedônio, presidente da Assembleia de Deus de São Marcos e líder da Comissão de Planos e Estratégias de Evangelismo e Discipulado da CGADB no Rio Grande do Sul, e o Evangelista Paulo Gonçalves foram os responsáveis por ministrar as plenárias.
Pastor Lisandro falou sobre a formação de líderes discipuladores, reforçando que um dos princípios da liderança discipuladora é a consciência da formação permanente de novos líderes. Segundo ele, a função da liderança é produzir mais líderes, e não apenas seguidores.
“Um líder não manda em pessoas, ele caminha junto delas, mostrando o melhor caminho para benefício de todos. O líder de verdade se preocupa com o bem-estar e a integridade dos seus liderados”, concluiu.
Já o Evangelista Paulo deu continuidade ao assunto ministrado na sexta-feira, trazendo ao público a importância da comunicação assertiva para um discipulado eficaz. De acordo com ele, “a comunicação correta gera discípulos corretos.”
Palestras simultâneas
No mesmo período, em auditórios paralelos, estavam acontecendo os workshops voltados para as novas gerações.
No discipulado infantil, o Pastor Marcos Tedesco, coordenador geral do Departamento Infantil IEADJO Kida, esteve ministrando aos discipuladores sobre o perfil missional do discipulador de crianças.
A líder do Discipulado Infantil em Joinville, Soraia Fagundes Mafra, também foi uma das palestrantes que abordou o tema “O discipulado que as crianças precisam”, enquanto a 2ª Coordenadora da IEADJO Kids, Daniela Alves da Cunha Vargas, falou sobre “A essência do discipulado acolhedor em Cristo.”
Nas demais plenárias os palestrantes foram a Miss. Suely Lima Chaves (MA), coordenadora do Nordeste para Cristo Kids, que falou sobre “Discipulado proativo: reconectando mentes e corações à Palavra”, e o Pr. Carlos Coutinho (SP), diretor da AMME Evangelizar para o sul do Brasil, que falou sobre “Estratégias para evangelização e discipulado infanto-juvenil”. Ambos ministraram duas plenárias cada, em que o público deu um feedback muito positivo, devido a aplicabilidade das verdades ensinadas.
Já no Workshop Chi Alpha, voltado para adolescentes, jovens e universitários, os discipuladores aprenderam sobre estratégias no discipulado teen, a preparação dos pré-universitários para a academia e o discipulado com universitários.
Também foram trabalhados temas sobre a academia de discípulos, discipulado voltado para jovens, e a implantação do ministério estudantil Chi Alpha nas universidades. Mais de 200 pessoas participaram deste Workshop.
Confira os palestrantes e os temas abordados:
Pr. Emerson Ernany (Portugal), representante do Discipulado para a Europa - “Discipulado: metodologia de Jesus para transformar a juventude”;
Pr. Jossy Soares (MT), diretor nacional do Ministério Estudantil Chi-Alpha - “A necessidade de um ministério universitário pentecostal: por que evangelizar e discipular estudantes?”;
Pr. Carlos Coutinho (SP) - “Estratégias para evangelização de adolescentes”;
Pb. Mateus Bueno Neto (SC), líder do projeto Discipulado Teen - “Discipulado Teen na prática”;
Dc. Tiago Nascimento (SC), líder do Projeto Academia de Discípulos - “Discipulado Jovem: Academia de Discípulos”;
Pr. Richard Zevenbergen (SC), vice-diretor nacional do Chi Alpha - “Discipulado de universitários na prática”.
Culto de encerramento
O encerramento do evento aconteceu na noite de domingo (18) no templo Sede da IEADJO. Na ocasião, o Pastor Lisandro Bacedônio ministrou a Palavra baseado em João 3, quando houve salvação de almas e um grande mover do Espírito Santo. Na ocasião ocorreu a formatura simbólica dos participantes, através de homenagem ao Pr. Sérgio Melfior, aos palestrantes e à diretoria do Discipulado para o Brasil.
Para o Pastor Presidente da IEADJO, Sérgio Melfior, o evento foi um sucesso. “Os professores foram fantásticos. Parece que houve um encaixe nas mensagens, aprendemos muito”. Segundo ele, não foi apenas um trabalho de capacitação, mas um verdadeiro avivamento para a igreja.
O coordenador do departamento, Pastor Joary Carlesso, ressaltou sua alegria pelo evento. “Sou imensamente grata a Deus pela realização do 9º congresso discipulado para o Brasil. Esse congresso ficará marcado em nossa história pela qualidade ímpar dos nossos preletores que ministraram didática, mas muito espiritual”.
O Pastor também ratificou sua gratidão pela vida do Pastor Sérgio Melfior, que tem apoiado o evento, além de ser um discipulador e mantenedor da visão do discipulado.
“Agradeço a toda diretoria do discipulado para o Brasil que tem se destacado de uma forma especial nos ajudando coordenando as equipes de trabalho e também realizando o evento de forma magistral.”
Pastor Joary destacou que os pastores têm se colocado à disposição e ministrado oficinas e seminários em todo o Brasil e fora dele de uma forma muito especial. Ao final, ele agradeceu a todos os participantes que estiveram presentes aprendendo a Palavra e levando para suas respectivas cidades.
“Esta é uma metodologia prática de fazer o discipulado funcionar e desenvolver a mentalidade de que o discipulado é o coração da igreja e o carro-chefe da Grande Comissão”, finalizou.
O Discipulado para o Brasil segue trabalhando de maneira intencional para uma vida mais missional!
Por Mayara Hoffmann - Jornalista e Copywriter.
Comentar