O último dia do 7º Congresso Discipulado para o Brasil, realizado pelo Departamento de Discipulado da Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Joinville - IEADJO, presidida pelo pastor Sérgio Melfior, foi marcado pelo sentimento de gratidão pelo que o Senhor operou através dos seus instrumentos nesse evento.
Ao presenciar o mover do Espírito Santo e os preciosos ensinos transmitidos nas ministrações e os projetos que estão sendo desenvolvidos para alcançar cada vez mais vidas com a mensagem do evangelho, a igreja de Joinville pode glorificar a Deus por tudo o que Ele tem realizado através de sua igreja. Além da edificação espiritual de obreiros e membros, o Congresso terminou com almas se rendendo aos pés do Senhor.
Na parte da manhã, após uma introdução à lição da Escola Bíblica Dominical pelo pastor Quemuel Lima, do Rio de Janeiro, o vice-presidente da IEADJO, pastor Eliseu Melfior, ministrou sobre “Redes Sociais: Ferramentas para o discipulado”. Ele defendeu que podemos usar as redes sociais de maneira benéfica, como ferramenta para o crescimento da igreja, a evangelização e o discipulado. “Tudo o que estiver à nossa disposição deve ser usado para propagar o evangelho. ”
O pastor Eliseu comentou que as redes sociais estão sendo muito utilizadas na disseminação de ideias e no engajamento de pessoas em torno de algo que tenham em comum, e acrescentou que essa aplicação das redes sociais e o grande alcance que elas possuem não podem ser desprezados. “Precisamos de crescimento e resultados na transmissão das nossas mensagens nas nossas redes sociais, e não alcançaremos isso com estratégias humanas, apenas estudando os números, mas através da oração, da compreensão verdadeira das escrituras e do amor sincero. ”
Além da publicação de conteúdos evangelísticos, o palestrante destacou que as redes sociais se mostram como ferramenta para a prestação de cuidados por meio do envio de mensagens pessoais, por exemplo, sendo ambientes onde podem ser encontrados indícios de problemas emocionais e pessoais, como pensamento suicida. “Pense as redes sociais como algo que pode ajudar. Tudo o que fazemos, devemos fazer para a glória de Deus. Vamos colocar esse filtro na forma como usamos as nossas redes sociais”, orientou.
No tradicional culto em inglês, realizado todos os domingos no templo sede da IEADJO, o pastor Beat Baumann, da Suíça, diretor Internacional do Dia Global de Evangelização, ministrou sobre “Evangelização global: o homem, o método e o alcance”, uma preleção muito envolvente e interativa.
A Missionária Suely Lima Chaves, do Maranhão, trouxe sua exposição sobre “Discipulado Infantil: vocação, preparação e prática”. Ela foi a responsável pelo material didático utilizado pelo projeto de alfabetização Alvoler, mantido pela IEADJO e coordenado pelo pastor Leandro Ferreira. E por esse trabalho, ela recebeu do pastor Leandro e do pastor Joary Jossue Carlesso, coordenador do Departamento de Discipulado, uma placa com uma mensagem de gratidão, entregue com lágrimas e muita emoção.
Na noite de encerramento do Congresso, o pastor Mário Sérgio Araújo, segundo coordenador do Departamento de Discipulado, expressou sua gratidão pela oportunidade de fazer a obra de Deus e ressaltou que, neste congresso, além das orientações passadas para a prática do discipulado, testificou-se o mover do Espírito Santo em cada ministração.
Esse culto também foi marcado pelo lançamento de projetos de grande relevância. O pastor Sérgio Melfior, presidente da IEADJO e vice-presidente da CIADESCP, realizou o lançamento do mais novo material de discipulado da IEADJO: o DT – Discipulado Teen, com o estudo “Conhecendo o Amor de Deus” apresentado com uma abordagem específica para os adolescentes. As ilustrações em estilo mangá e várias ferramentas de interatividade, como QR Codes que dão acesso a conteúdos complementares e atividades, foram pensados para tornar ainda mais interessante para os adolescentes o estudo da palavra de Deus. “Estamos preocupados com o novo convertido, com os que estavam afastados, mas também com os que estão dentro da igreja, e agora lançamos esse material para os adolescentes para ser utilizado por toda a cidade”, pontuou pastor Sérgio.
O pastor Joary também apresentou o trabalho de inclusão que tem sido realizado por uma equipe há quase dois anos, com o objetivo de atender de forma plena as especificidades de cada deficiência, tanto física quanto intelectual. Toda a programação do Congresso no templo sede da IEADJO teve interpretação em Libras, e uma equipe identificada prestava atenção especial aos cadeirantes e outros portadores de necessidades especiais.
E, de forma inédita, foi apresentado o livro do estudo “Conhecendo o Amor de Deus” totalmente escrito em braile. A transcrição foi feita pelo Gabriel, um jovem com deficiência visual que, abraçando o livro, expressou sua gratidão por poder ser um instrumento de Deus para alcançar vidas. O presbítero Fabiano, que está à frente dessa equipe, também agradeceu a Deus, ao pastor Joary e ao pastor Sérgio. “Com o pastor Sérgio pude aprender que evangelizar e discipular é também incluir. ” Testemunhou ainda que um deficiente visual que não conhece Jesus, chorou ao tatear o livro em braile com a mensagem da salvação.
Nesta edição, o congresso recebeu representantes de 14 estados brasileiros (mais de 80 cidades representadas), além de líderes e pastores vários países vieram se aperfeiçoar para exercer o discipulado em seus campos. Foram aproximadamente 2 mil inscritos para a programação do Congresso, que teve cerca de 60 palestras além dos workshops. Só da cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, vieram mais de 80 pessoas, acompanhadas do seu pastor presidente, Edegar Machado.
Como não havia possibilidade de entregar o certificado a todos durante as atividades, foi realizada a formatura simbólica, com entrega do certificado para alguns pastores da IEADJO, a diretoria do Departamento de Discipulado e alguns dos palestrantes do Congresso.
A última ministração foi feita pelo pastor Quemuel Lima, do Rio de Janeiro, aplicando a história de Neemias e seu trabalho na reconstrução dos muros de Jerusalém à igreja da atualidade. Ele pontuou que, como servos de Deus, não pedimos para sermos levados para um lugar em crise, em falência e com dificuldades, como Neemias fez quando soube da situação em que se encontrava Jerusalém. “Neemias foi um líder diferenciado porque não teve medo de enfrentar desafios. Não é tempo de correr dos desafios, mas de nos colocar nas mãos de Deus e dizer: ‘eis-me aqui, e onde o Senhor me colocar eu vou frutificar. ’”
O pastor Quemuel enumerou sete coisas que esse personagem bíblico edificou: a fé, o vínculo entre as pessoas, os muros, a unidade, a dignidade familiar, a vida espiritual e a vida emocional do povo de Deus. Segundo ele, a desunião é uma das coisas que leva um povo à derrota e que faz a obra de Deus perecer. “Se queremos ver a igreja e a nossa família crescendo espiritualmente, precisamos trabalhar ao lado das pessoas. ” Ele convidou a igreja do Senhor para, da mesma forma, trabalhar na edificação, unidos pela causa do Senhor. “Quando estamos preocupados apenas com os nossos interesses, não há porque o Senhor lutar por nós; mas quando estamos unidos no mesmo propósito, quem peleja por nós é o Senhor. Não é mais tempo de orarmos apenas sozinhos, em nosso devocional, mas de também nos unirmos em oração. ”
Veja mais fotos clicando aqui!
*** Ana Formigari - Jornalista
Leia também: Abertura do 7º Congresso de Discipulado para o Brasil reúne pastores e líderes do país e exterior
Oficinas, workshops e plenárias marcam o segundo dia do 7º Congresso Discipulado para o Brasil
Comentar